segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Altano Tinto 2007 (Produção Biológica)

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

ALTANO 2007
QUINTA DOS ASSARES
VINHA DE PRODUÇÃO BIOLÓGICA

ALTANO VINHA DE PRODUÇÃO BIOLÓGICA
A vinha biológica na Quinta dos Assares foi plantada nos finais da década de 1970 e 1980. Estas vinhas têm agora mais de 25 anos de idade tendo atingido um estado de maturação perfeito possibilitando a produção das melhores uvas. Esta vinha tem vindo a ser trabalhada de acordo com os parâmetros da agricultura biológica desde 2002 e 7 hectares obtiveram a certificação completa em 2006. Uma pequena quantidade de Altano tinto foi produzido a partir desta vinha pela primeira vez em 2007.

CONDIÇÕES DA VINDIMA
2007 foi um ano de excelência no Vale do Douro. As condições climáticas, o trabalho dos viticultores e dos enólogos resultaram em excelentes vinhos com um perfil muito característico. A vindima teve lugar entre o dia 13 e 27 de Setembro. As uvas foram colhidas à mão em pequenos tabuleiros de plástico de 20Kg. As uvas biológicas estiveram sempre separadas das uvas de outras parcelas não biológicas, para evitar a contaminação por parte destas. Após colhidas foram cuidadosamente transportadas para a adega da Quinta do Sol.

ORIGEM DAS UVAS
Provenientes da vinha de produção biológica da Quinta de Assares, no Vale da Vilariça, na região nordeste do Douro Superior a cerca de 35 km da fronteira com a Espanha. O clima desta região caracteriza-se pelos extremos, com Verões quentes e secos e Invernos frios e húmidos.

Solo: Xistoso
Altitude: 200-250 metros.
Exposição: Sul, Sudeste.
Idade das vinhas: Mais de 25 anos.

CASTAS
Um lote das castas tradicionais do Douro, tais como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz.

VINIFICAÇÃO

Ocorreu no centro de vinificação da família Symington na Quinta do Sol; rigorosa selecção das uvas (triage); desengace total e esmagamento; inoculação com levedura seleccionada; fermentação em cubas de aço inox com maceração prolongada com remontagem à temperatura controlada 25-26ºC.

Comentários do enólogo: “Sinto-me muito afortunado por terem estado condições quase perfeitas para a produção de vinhos muito promissores.” Charles Symington,15 Outubro 2007.


Para comprar, visite a nossa loja online: www.estadoliquido.pt / Altano Tinto

0 comentários:

Enviar um comentário