quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Barca Velha 2000

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


O Vinho
BARCA VELHA é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. BARCA VELHA é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das suas principais referências mundiais. BARCA VELHA é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais (16 no total, incl.2000).

Notas de Prova
BARCA VELHA 2000 tem uma intensa cor ruby e um aroma de grande exuberância e complexidade, com forte presença de frutos vermelhos bem maduros como a ameixa, framboesa, e uma excelente componente de especiarias, nomeadamente noz, cravinho e canela. Encontram-se também aromas balsâmicos, a caixa de tabaco e ligeiramente mentolado, harmoniosamente conjugados com madeira de excelente qualidade.


Na boca apresenta uma excelente estrutura e equilíbrio, boa acidez e taninos firmes, de grande qualidade. Reconhecem-se já os aromas terciários de envelhecimento em garrafa, bem conjugados com os aromas primários da fruta e secundários da fermentação, que contribuem para um final longo e harmonioso.

Sugestões de Consumo
Vinho misterioso e cheio de emoções, BaBARCA VELHA convida à selecção de um ambiente discreto e requintado, assim como a escolha da companhia com quem será partilhado este ritual revelador. Saborear um BARCA VELHA exige uma preparação cuidada de acordo com a exigência do momento. Idealmente, a garrafa deverá ser colocada \"ao alto\" na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servida.

Com tantos anos de garrafa, o vinho deverá ser cuidadosamente decantado para separar o seu sedimento natural. Depois, sugere-se que seja saboreado com calma, acompanhado por pratos mais cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados. Idealmente deve ser servido à temperatura de 17º-18º.

Castas
BARCA VELHA é, desde a sua criação, elaborado com uvas seleccionadas no Douro Superior, a diferentes altitudes. As castas escolhidas são as Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão, provenientes da Quinta da Leda e de outras vinhas situadas a altitudes mais elevadas, obtendo assim o equilíbrio natural e mantendo o estilo e selecção de qualidade que há décadas criou este vinho único.

Vindima e Vinificação
Originalmente vinificado pela Casa Ferreirinha na adega do Meão no Douro Superior, BARCA VELHA é actualmente vinificado na adega da Quinta da Leda, equipada com os mais recentes sistemas de vinificação. Para o lote desta colheita foram seleccionadas uvas da Quinta da Leda, que predominam, e de zonas altas da Sub Região do Douro Superior. Estas uvas foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha e/ou à recepção na adega.

Após suave esmagamento e desengace total, as uvas esmagadas foram encaminhadas para as cubas de inox e/ou lagares com robots, onde se processou a maceração e a fermentação alcoólica. Durante este período, procedeu-se a intensas remontagens por bomba e \"pigeages\" com robots, com temperatura controlada por sistema automático.

Realizou-se uma longa maceração para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada. Com esta tecnologia pretende-se que os constituintes de qualidade presentes nas películas das uvas muito maduras passem assim suavemente para o vinho. No final, e no momento \"exigido\" por cada casta/lote, o vinho foi encubado e as suas massas prensadas, sendo o vinho resultante da prensagem conservado à parte do de lágrima.

Maturação e Estágio
Os vinhos que, nesta fase, potencialmente dão origem a BARCA VELHA, foram transportadodos para Vila Nova de Gaia logo após o final da maceração, onde depois das fermentações de acabamento foram submetidos a \"elevage\" ou maturação durante cerca de um ano a ano e meio (dependendo do lote e da casta em causa) em vasilhas de madeira de carvalho Francês, com 225 litros de capacidade.

O lote final foi elaborado com base na selecção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Nesta selecção organoléptica rigorosa, norteada pelos tradicionais princípios da Casa Ferreirinha, reside o verdadeiro \"segredo\" do BARCA VELHA. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha é engarrafado sem tratamento sendo natural a formação de depósitos. Apesar de pronto a consumir no momento da sua apresentação, BARCA VELHA 2000 tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa que deverá ser mantida deitada.

O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha «vivo» por um período até hoje indeterminado.

0 comentários:

Enviar um comentário