terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Herdade do Esporão - Os vinhos

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Em pleno coração do Alentejo, 180 kms a sul de Lisboa, em Reguengos de Monsaraz, a Herdade do Esporão foi adquirida pela Finagra em 1973 com o principal objectivo de produzir vinhos de grande qualidade. Em 1975, a Herdade é intervencionada pelo Estado e só em 1979 é devolvida, permitindo à Finagra prosseguir a plantação das vinhas, primeira etapa do seu ambicioso projecto. A moderna adega é construída em 1987. Cumpre-se uma nova etapa. Em 1989 é lançado o primeiro vinho Esporão, sendo considerado um dos melhores vinhos portugueses e três anos depois são lançados os vinhos Monte Velho.

Em 1995, depois dos vinhos já estarem entre os melhores, novos investimentos são efectuados: planta-se uma nova área de vinha, renova-se a existente, instala-se um sistema de rega gota-a-gota em toda a vinha e constrói-se uma barragem com 100ha de área submersa. A compra da Herdade dos Perdigões com 190ha de vinha, a construção da Casa do Enoturismo, a expansão da adega e a aquisição de um moderno lagar para a produção dos Azeites Virgens Herdade do Esporão são as mais recentes apostas de uma empresa dinâmica no desenvolvimento da Herdade, cujas raízes remontam ao Império Romano.

OS VINHOS



Esporão Verdelho 2008

Produzido na Herdade do Esporão, exclusivamente a partir de uvas da casta Verdelho.

" A linha de enorme sucesso dos monovarietais do Esporão passa a contar com este estreme da casta Verdelho, até agora usada no espumante (...)" Aníbal Coutinho - Evasões

Visual
Aspecto cristalino, cor citrina ligeiramente esverdeada.

Olfactivo
Aroma frutado, sugerindo limas, maracujá e kiwi.

Gustativo
Paladar fresco e equilibrado, elegante e intenso

Óptimo aperitivo, acompanha desde peixes grelhados até carnes brancas grelhadas, passando pelos legumes da dieta mediterrânica, oferecendo um intenso exotismo à refeição.


Herdade do Esporão | Esporão Reserva Tinto 2008

Um vinho especial para um momento importante. Esporão Reserva é um vinho maduro, distinto e equilibrado. É memorável pelo prazer do seu sabor envolvente. Com uma personalidade confiante e determinada, é um vinho para quem valoriza a vida e procura o que esta tem de melhor.

O vinho para refeições especiais. É ainda um excelente motivo para uma conversa sobre arte sugestionada pelo seu próprio rótulo.

Este ano, o artista consagrado é José Pedro Croft que, para o rótulo desta colheita criou um desenho geometrizado e policromático que reverbera a complexidade de aromas, sabores e cores deste vinho.

Visual
Límpido, cor grená.

Olfactivo
O nariz é elegante, sugerindo frutos do bosque, com ligeiro toque floral, bem integrado com madeira nova.

Gustativo
A boca com textura sedosa e taninos bem fundidos, que lhe conferem grande riqueza e complexidade.

Castas
Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet

Acompanhamento
Acompanha desde a complexidade dos assados de carnes vermelhas como borrego e vaca até aos queijos amanteigados, passando pelos fortes sabores dos patés de caça e fígado.



Herdade do Esporão | Late Harvest

"Cordon Cut" é um procedimento vitícola empregado num talhão específico com área de 1,3 ha, que permitiu que as uvas atingissem um perfeito estado de sobrematuração.

A cor palha ouro reflecte a intensidade deste vinho de aroma complexo onde se mistura a casca de laranja, frutas cristalizadas e minerais frescos.

Visual
Aspecto cristalino, cor palha

Olfactivo
Aroma complexo e perfumado, com notas de casca de laranja, frutas cristalizadas e minerais frescos.

Gustativo
Textura rica e untuosa, paladar concentrado, equilibrado e complexo, com sabor de frutos secos, marmelada e figos pretos.

Acompanhamento
Acompanha desde a riqueza do Foie Gras até à delicadeza de uma sobremesa, passando pelos queijos de bolores azuis.



Herdade do Esporão | Quatro Castas

Para produzir o “Quatro Castas” Reserva Seleccionada Tinto, elegemos em cada colheita as quatro melhores castas do ano, utilizando-as em partes iguais.


Resultou um vinho rico e encorpado, com uma grande profundidade e complexidade sugerindo compotas, tostados e especiarias resultantes da integração da fruta com a madeira.

Visual
Aspecto límpido, cor viva e concentrada

Olfactivo
Aspecto límpido, cor viva e concentrada

Gustativo
A boca revela textura aveludada, sustentada por taninos firmes que nos encaminham para um final longo e persistente.

Acompanhamento
Ideal com pratos de carne ou com queijos.




Herdade do Esporão | Esporão Private Selection Branco

Esporão Private Selection é um vinho sofisticado e profundo, para momentos que queremos exclusivos. Com uma personalidade complexa e interessante, defende a cultura e elegância que o caracteriza.


Este ano, o artista consagrado é José Pedro Croft que, para o rótulo desta colheita criou um desenho geometrizado e policromático que reverbera a complexidade de aromas, sabores e cores deste vinho

Visual
Aspecto cristalino, cor de palha

Olfactivo
Notas subtis da tosta da madeira de carvalho confundidas na concentração de goiaba, papaia e manga.

Gustativo
Vinho complexo e encorpado, cheio, cremoso, com bom equilíbrio e persistência na boca.

Acompanhamento
Acompanha desde sopa de peixe até pratos de caril fazendo sobressair o gosto exótico das especiarias, tornando a refeição uma fusão de exuberantes sabores.



Herdade do Esporão | Esporão Private Selection Tinto

Produzido na Herdade do Esporão, na adega de lagares especialmente concebida para pequenos volumes. Foi vinificado com maceração prolongada, a partir das castas nobres do Alentejo, maioritariamente Alicante Bouscher e Aragonês. Após um estágio de 12 meses em barricas de Carvalho Francês, resultou um vinho de cor grená intensa, quase impenetrável.

Este Garrafeira mostra aroma fino com sugestões a fruta madura, envolvida em subtis notas de tabaco e ligeiro tostado. Na boca é denso, e a componente balsâmica sobressai. Os taninos estão cheios de vigor, garantindo estrutura e prometendo grande longevidade em garrafa.
José Manuel Rodrigues foi o primeiro fotógrafo a criar um rótulo para a marca Esporão. Esta fotografia foi captada no Alentejo e intitula-se "Aqui, passa uma luz fresca".

Visual
Cor granada intensa, impenetrável.

Olfactivo
Aroma fino, com sugestões a fruta madura, envolvida em subtis notas de tabaco e ligeiro tostado.

Gustativo
Denso, com a componente balsâmica a sobressair. Os taninos estão cheios de vigor, garantindo estrutura e prometendo grande longevidade em garrafa.

Acompanhamento
Ideal com pratos de carne estufada, caça ou com queijos curados.



Herdade do Esporão | Esporão Torre Tinto

Vinho produzido por Herdade do Esporão, soberbo e singular, que se distingue pelo seu corpo, volume, riqueza e complexidade.

Prémios Atribuídos
• Prémio Excelência, Os Melhores do Ano – Revista de Vinhos, Fevereiro 2007
• 91 Pts, Wine Spectator, Janeiro 2006
• 92 Pontos Robert Parker
• 94 Pts, Wine&Spirits

Categoria/Região
DOC Alentejo.

Castas
Touriga Nacional (78%), Alicante Bouschet e Syrah.

Vinificação
A casta Touriga Nacional foi vinificada em cubas roto-fermentativas a uma temperatura mais baixa que o habitual para vinhos tintos. A casta Alicante Bouschet fermentou em cubas em que a maceração foi feita por pisa mecânica.

A casta Syrah foi vinificada em lagares com pisa-a-pé para permitir uma extracção intensa, sendo no entanto muito suave. Envelhecimento durante 15 meses em barricas de carvalho francês novo, provenientes de oito tanoarias diferentes para conseguir uma maior complexidade aromática e 9 meses em garrafa antes de ir para o mercado.

Degustação
16ºC.

Longevidade
10 a 15 anos.

Gastronomia
Ideal com pratos de veado, borrego assado ou queijos amanteigados.

Notas de Prova
Cor
Opaca granada e profunda.

Aroma
Complexo, com notas de violetas, frutas pretas, tostadas e fumadas.

Paladar
Elegante e longo, com boa textura e cremosidade, intenso e bem equilibrado, grande estrutura e taninos finos.

Para comprar, visite a nossa loja online em: www.estadoliquido.pt


0 comentários:

Enviar um comentário