segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Herdade dos Grous - Vinhos de qualidade

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


A HERDADE DOS GROUS localizada no concelho de Beja, em Albernoa tem como missão a produção de grandes vinhos.
A empresa tem uma forte componente agrícola, turística e grande sentido de responsabilidade em relação à natureza e ao ambiente.

A visão da Herdade dos Grous é fornecer produtos de elevada qualidade, conservando as suas características regionais alentejanas. Os Vinhos Regionais Alentejanos da Herdade dos Grous, com a assinatura do enólogo de referência Luis Duarte, resultam da mais moderna viticultura e enologia, contribuindo inequivocamente para o desenvolvimento do nosso património vitivinícola alentejano, sendo reconhecidos com os mais elevados galardões nacionais e internacionais.

São vinhos que apresentam um estilo internacional, mantendo a tipicidade do terroir da Herdade dos Grous. Marcados pela frescura e pela franqueza do seu frutado, são vinhos de grande guarda quando se trata de tintos, e de singular riqueza aromática no caso dos brancos.

Vinhos de qualidade
As castas tintas, encabeçadas pelo Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional e Aragonez, ocupam 55 hectares, repartindo-se a restante área de brancas por Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. Daqui resultam cerca de 350 mil garrafas de vinhos que Luís Duarte, 42 anos, enólogo e gerente da casa, define como pertencentes a um “segmento alto”. A colheita deste ano correu muito bem, pelo que as expectativas não poderiam ser as melhores no que toca ao sempre desejado objectivo de apurar os padrões qualitativos. Luís coordenou, há seis anos, a colocação dos primeiros pés de vinha nos terrenos da propriedade, colheu esses frutos em 2004 e viu a adega inaugurada no ano seguinte. Desde então, os vinhos de lá saídos só lhe têm dado alegrias, garante.

As produções assinadas pelo enólogo têm recebido os maiores encómios, cá dentro e no estrangeiro. E isto é válido tanto para o Herdade dos Grous 23 Barricas, produzido apenas em anos especiais, como para o Herdade dos Grous Reserva, resultado de produções “excepcionais” ou ainda para o Herdade dos Grous Moon Harvest. Iniciado em 2006, este vinho tem como particularidade o facto de a sua vindima se processar de acordo com determinadas fases da Lua, a qual influenciará o processo de crescimento vegetativo da uva e a consequente maturação. Com base nessa premissa, a colheita é feita numa altura precisa. A eterna busca pelo vinho “perfeito”, fazendo uso de novas ferramentas.





Categoria/Região
Alentejo


Castas
Antão Vaz, Arinto, Roupeiro


ENOLOGIA

Descrição
Cor verde dourada. Aroma exuberante a frutos tropicais. Sabor rico em fruta, fino, elegante e com bom equilibrio de acidez.


Degustação
Deve ser servido a uma temperatura de 12-14ºC. Acompanha na perfeição pratos ricos de peixe e mariscos.




Herdade dos Grous Branco Reserva

Categoria/Região
Alentejo

Castas
Antão Vaz, Verdelho e Viognier

VITICULTURA

Clima
Clima mediterrânico continental; temperaturas diárias elevadas nos meses de verão; boa amplitude térmica durante o período da vindima.

Solos
Solos sedimentares magnesianos, de materiais predominantemente limosos, podendo variar de limo-arenosos a limo-argilosos, na maioria estratificados no perfil. Algumas zonas com deposição laminar assemelhando-se a argilo-xistosos. Fertilidade e capacidade de retenção de água médias, consoante a granulometria. Solos ácidos ou pouco ácidos e em algumas zonas ligeiramente alcalinos.

Área de Vinha
5 hectares.

Exposição
Predominância "sul-sudoeste".

Condução
Cordão bilateral

Rega
Toda a vinha com rega gota-a-gota, sob regime controlado.

Vindima
Antão Vaz, casta mais tardia, foi vindimada a 10 de Setembro ao contrário do Viognier e do Verdelho que foram colhidos a 27 e 29 de Setembro respectivamente. Intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e parcela para a produção de excelenete qualidade de fruta. Aplicação de um limite máximo de produção por cepa através de monda de cachos. toda a colheita é cuidadosamente seleccionada e trasnsportada em caixas de 25Kg até a adega.

ENOLOGIA

Processo
Selecção manual em triagem. Choque térmico na recepção das uvas para 10ºC. Decantação a frio. Inoculação com leveduras seleccionadas. Fermentação em barricas novas de Carvalho Francês e Húngaro.

Descrição
Cor dourada. Aroma de fruta que sugere pêssego e lima bem integrado com notas de baunilha provenientes da madeira onde fermentou. Sabor rico em fruta, fino, mineral e com bom volume de boca.

Degustação
Deve ser servido a uma temperatura de 12-14ºC. Acompanha pratos ricos de peixe e carnes brancas.

PARÂMETROS ANALÍTICOS
Alcóol: 13,0% Vol.
Acidez Total: 6,0 g/l
Acidez Volátil: 0,38 g/l
pH: 3,390


Alentejo

Castas
Alicante Bouschet (50%), Tinta Miúda (30%), Touriga Naciona (20%)

VITICULTURA

Clima
Clima mediterrânico continental; temperaturas diárias elevadas nos meses de verão; boa amplitude térmica durante o período da vindima.

Solos
Solos sedimentares magnesianos, de materiais predominantemente limosos. Fertilidade e capacidade de retenção de água médias, consoante a granulometria. Solos ligeiramente alcalinos.


Área de Vinha
7 hectares.

Exposição
Predominância "sul-sudoeste".

Condução
Cordão bilateral

Rega
Toda a vinha com rega gota-a-gota, sob regime controlado.

Vindima
Este vinho foi criado a partir de 3 castas que foram vidimadas em diferentes alturas de modo a atingir o equilíbrio desejado para este reserva. Alicante Bouschet a 2 de Outubro com perfeita maturação fenólica e de açúcares; Tinta Miúda a 28 de Setembro que se apresenta perfeita a nível de maturação e preservando uma notável acidez e frescura; Touriga Nacional a 26 de Setembro que evidenciava para além de todo o equilíbrio de maturação um perfil aromático muito intenso e característico da casta logo nos primeiros dias de fermentação.

ENOLOGIA


Processo
Selecção manual em mesa de triagem. Inoculação com leveduras seleccionadas. Fermentação em lagares com maceração intensa. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Descrição
Cor granada viva profunda. Aroma complexo de fruta madura bem integrado com a madeira proveniente do estágio em barrica. Sabor rico em fruta, muito concentrado, final prolongado. Estrutura de taninos firme e uma boa acidez lhe permitirá uma boa e longa evolução em garrafa

Degustação
Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC. Ideal para pratos ricos de carnes vermelhas e caça.

PARÂMETROS ANALÍTICOS
Alcóol: 14,0% Vol.
Acidez Total: 5,7 g/l
Acidez Volátil: 0,48 g/l
pH: 3,64


Categoria/Região
Alentejo

Castas
Syrah e Touriga Nacional


ENOLOGIA


Descrição
Cor granada profunda. Aroma complexo proveniente do estágio em madeira. Sabor rico, profundo, de perfil elegante e final prolongado.

Degustação
Ideal para pratos sofisticados de cozinha mediterrânica.





Alentejo

Castas
Alicante Bouschet

ENOLOGIA

Descrição
Cor ruby profunda e concentrada. Aroma complexo de fruta bem madura e notas bem integradas de madeira. Sabor rico, redondo, taninos maduros e sedosos.

Degustação
Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC. Ideal para pratos ricos de carnes vermelhas.





Para comprar com segurança e rapidez, visite a nossa loja online:

Se ainda não se encontra registado, clique aqui:

0 comentários:

Enviar um comentário