terça-feira, 2 de março de 2010

Herdade do Mouchão

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , 1 comment


Herdade do Mouchão - Vinhos


Vastas planícies, pontuadas por algumas florestas e extensos olivais, são a paisagem dominante da região do Alentejo. Foi para aqui que, no início do século XIX, Thomas Reynolds migrou, tendo como objectivo o negócio da cortiça.

Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos. Plantaram-se várias vinhas e em 1901 construiu-se uma adega tradicional, de grossas e brancas paredes de adobe e um elevado pé direito, tudo encimado por um magnífico telhado de telha vã portuguesa. Pensa-se que foi também por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França.

Durante a década de cinquenta, do século XX, a actividade vitivinícola sofreu uma singular expansão que se traduziu por um aumento das áreas de vinha, pelo aperfeiçoamento das tecnologias de vinificação e pelo início da venda de vinhos engarrafados, em detrimento da velha tradição de venda de vinho a granel, com um cunho muito regional.

Um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da família Reynolds, mantendo uma tradição ancestral passada de pais para filhos.

Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi: uma tradição de família.



Mouchão Tinto 2003

Apresenta um nariz muito complexo, lembrando um vegetal intenso e uma especiaria fina e muito elegante, o paladar é algo rústico, com muita estrutura e riqueza aromática, taninos finos e elegantes com um bom volume.

Revela uma complexidade muito interessante e sente-se uma fruta muito ao de leve, a madeira é de qualidade e denota boa capacidade de evolução em garrafa, final de elevada persistência e delicadeza.






Mouchão Tinto 2005


É o vinho mais importante e emblemático da Herdade do Mouchão. Representa cerca de 30% da produção, sendo o restante distribuído por outras marcas. É um lote onde a casta predominante, Alicante Bouschet, se adicionou uma pequena percentagem de Trincadeira.

O vinho Mouchão apresenta uma cor profunda e concentrada, um carácter especiado e uma estrutura de taninos que permite um longo envelhecimento em garrafa.

O vinho é colocado no mercado quatro anos após a vindima. Dois anos na madeira e outros dois na garrafa.








Ponte das Canas Mouchão 2006

Tem muita cor e aroma intenso, onde o fumado da madeira marca ainda presença notória, mas onde se descobrem também bagas silvestres muito maduras, compotas, sugestões florais elegantes.


É um vinho de estrutura sólida mas suave, encorpado, com taninos redondos e gordos, fruta madura, e final pontuado por notas fumadas, sugestões vegetais e fresca acidez.








Dom Rafael Tinto


Produzido na centenária adega da Herdade do Mouchão, Dom Rafael Tinto é obtido apartir de castas tradicionais alentejanas, como o Aragonez, a Trincadeira e do Alicante Bouchet.

A fermentação ocorre em lagares, com pisa a pés, estagiando posteriormente o vinho em tonéis de carvalho.

O aroma do D. Rafael Tinto é muito equilibrado a frutos vermelhos maduros, não muito forte. Na boca é um vinho com força, mas trata-se de uma força equilibrada, com os taninos bem presentes mas bem maduros.






Dom Rafael 2008 Mouchão Branco

É produzido a partir das castas Antão Vaz e Arinto, mostra uma bela paleta aromática, com sugestões vegetais, casca de fruto, discretas notas de madeira.

Na boca, cheia e cremosa, aparecem sabores minerais a par de sugestões citrinas.

É um vinho gordo mas fresco, amplo e alegre, com um muito interessante toque vegetal no final persistente.




Para comprar com segurança e rapidez, visite a nossa loja online:
http://www.estadoliquido.pt/

1 comentário:

  1. Prezados Senhores da Herdade do Mouchão.

    Vocês já devem ter recebido o Convite abaixo a respeito da nossa VI Edição do Prêmio Amigo do Vinho SBAV-MG.

    Neste Prêmio serão destacadas pessoas e empresas em 16 diferentes categorias que, para vosso devido conhecimento, relacionamos no final do presente mail.

    E nas Categorias do "MELHOR VINHO ESTRANGEIRO" após várias etapas de votação entre associados e outras pessoas convidadas, mas enófilas e formadores de opinião, o HERDADE DO MOUCHÃO 3-4 1999 respectivamente foram umas das 3 finalistas, sendo que o ganhador da cada categoria somente estaremos sabendo nessa noite do dia 23 novembro de 2010.

    Portanto, primeiro, convidamos a todos vocês estarem presentes nesta noite, e em segundo lugar, nos informar o nome da pessoa que estará recolhendo os Diplomas destas duas categorias, seja este de Finalista ou de Ganhador. A sua presença, portanto, com um dos Finalistas, será importante.

    Por favor, dar o devido retorno a este respeito, tanto do representante ao qual será feito entregua dos Diplomas, como de alguma outra pessoa que for ao evento, e até 5a. feira dia 18 NOV, a nossa Secretária Sandra Vieira na SBAV-MG no (31) 3296-7843 ou via mail no secretaria@sbavmg.com.br

    Contamos com vocês, expressando desde já nossos agradecimentos, além de parabenizar vocês por estarem nesta fase final, que já é toda uma conquista.

    Sem mais para o momento, recebam nossas mais sinceras saudações,

    Virgílio Baião Carneiro
    Presidente Executivo SBAV-MG

    ResponderEliminar