quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cabriz Encruzado Branco 2009

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Cabriz Encruzado Dão D.O.C. Branco 2009

Região - Dão

Denominação - D.O.C

Castas - Encruzado

Enologia - Carlos Lucas

Viticultura - Rogério de Castro

Teor Alcoólico - 13,5% Vol

Estágio - 6 meses em barricas de carvalho francês


A Região - Comemorando em 2008 o centenário da sua demarcação, a região vitivinícola do Dão é uma das mais históricas e categorizadas a nível nacional. Durante largas décadas originou sobretudo marcas de grande volume feitas a partir de vinhos comprados às cooperativas. Depois do processo de renovação encetado em meados dos anos 80, emergiu um conjunto de produtores que apostou na vinha e na qualidade e que alcançou bastante sucesso. São esses produtores que hoje em dia lideram a região, com vinhos de muito bom nível em diversas gamas de preço.


Tecnologia de Produção - Fermentação em barricas novas de carvalho francês, com “bâttonage”, onde permaneceu até ao engarrafamento. Antes do engarrafamento, o vinho passou apenas por uma ligeira filtração por placas de celulose, de forma a preservar toda a sua estrutura e delicadeza.


O Vinho - Revela um aroma muito elegante e delicado, com fina mineralidade, frutos citrinos, a madeira muito discreta quase não se sente. Na boca destaca-se a grande frescura, com uma bela acidez frutada, perfeito equilíbrio de corpo, leve fumado, surgindo de novo notas limonadas e minerais no final longo e vibrante.


Acompanha - Mariscos e peixes delicados e de sabor sofisticado, confeccionados com molhos: lagosta ou lavagante, salmonete, robalo ou linguado, entre outros.


Para comprar - www.estadoliquido.pt / Cabriz Encruzado Branco

0 comentários:

Enviar um comentário