quarta-feira, 26 de maio de 2010

Herdade dos Grous Reserva Branco 2008

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Herdade dos Grous Reserva Branco 2008

Categoria/Região – Alentejo

Castas - Antão Vaz, Verdelho e Viognier

Álcool - 13,0% Vol.

Acidez Total - 6,0 g/l

Acidez Volátil - 0,38 g/l
pH - 3,390



VITICULTURA


Clima
- Clima mediterrânico continental; temperaturas diárias elevadas nos meses de verão; boa amplitude térmica durante o período da vindima.


Solos - Solos sedimentares magnesianos, de materiais predominantemente limosos, podendo variar de limo-arenosos a limo-argilosos, na maioria estratificados no perfil. Algumas zonas com deposição laminar assemelhando-se a argilo-xistosos. Fertilidade e capacidade de retenção de água médias, consoante a granulometria. Solos ácidos ou pouco ácidos e em algumas zonas ligeiramente alcalinos.


Área de Vinha - 5 hectares

Exposição - Predominância "sul-sudoeste"

Condução - Cordão bilateral

Rega - Toda a vinha com rega gota-a-gota, sob regime controlado


Vindima - Antão Vaz, casta mais tardia, foi vindimada a 10 de Setembro ao contrário do Viognier e do Verdelho que foram colhidos a 27 e 29 de Setembro respectivamente. Intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e parcela para a produção de excelente qualidade de fruta. Aplicação de um limite máximo de produção por cepa através de monda de cachos. toda a colheita é cuidadosamente seleccionada e transportada em caixas de 25Kg até a adega.

ENOLOGIA

Processo - Selecção manual em triagem. Choque térmico na recepção das uvas para 10ºC. Decantação a frio. Inoculação com leveduras seleccionadas. Fermentação em barricas novas de Carvalho Francês e Húngaro.

Descrição - Cor dourada. Aroma de fruta que sugere pêssego e lima bem integrado com notas de baunilha provenientes da madeira onde fermentou. Sabor rico em fruta, fino, mineral e com bom volume de boca.

Degustação - Deve ser servido a uma temperatura de 12-14ºC. Acompanha pratos ricos de peixe e carnes brancas.


0 comentários:

Enviar um comentário