terça-feira, 25 de maio de 2010

Niepoort Batuta 2007

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Niepoort Batuta 2007

Região - Douro
Ano - 2007
Tipo de Solo - Xisto
Castas - Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e outras
Idade das Cepas - 70 e cerca de 100 anos
Engarrafado - Julho 2009
Estágio - 20 meses em barricas (228l)
Álcool - 14.01 % vol
Produção - 13.720 garrafas

O Vinho

O Batuta não é um vinho feito todos os anos e o Batuta 2007 é o sétimo ano em que este vinho foi produzido. É um vinho de extremos, com concentração, elegância, taninos presentes, mas muito finos, frescura e um longo fim de boca. A base deste vinho é a vinha do Carril, com mais de 70 anos, situada numa encosta virada a norte, que permite obter maturações mais lentas e equilibradas e também outras vinhas velhas (com cerca de 100 anos), próximo da Quinta de Nápoles. Este vinho resulta de uma vinificação delicada, de macerações levadas ao limite onde todos os detalhes são levados em conta para que se obtenha este grande vinho complexo, fino e elegante.

Vinificação

A vindima ocorreu em Setembro. Após criteriosa selecção na vinha e na mesa de escolha da adega, as uvas foram totalmente desengaçadas. A fermentação natural ocorreu em cubas tronco-cónicas e balseiros de madeira usada com uma maceração total superior a 40 dias mas sem grandes extracções. O vinho passou directamente para barricas de carvalho francês onde decorreu a fermentação maloláctica e onde estagiou por um período de 20 meses.

Notas de prova

Cor intensa e carregada, aroma distinto de grande intensidade e complexidade, com fruta preta, notas intensas de aromas terrosos e especiarias (pimenta preta, verde, cravinho), aromas balsâmicos e minerais, elegante que termina com ligeiro tostado de café e moka, com tudo muito bem integrado. Na boca tem grande amplitude e precisão, austero com fruta discreta é muito focado na mineralidade, apresenta uma grande estrutura com taninos de veludo e uma frescura sedutora. Tudo conjugado no final longo e muito persistente, para uma vida longa em garrafa.

Sugestões - O Batuta é muito flexível na combinação com carnes e peixes como o Tamboril

Para comprar - www.estadoliquido.pt / Batuta Niepoort 2007

0 comentários:

Enviar um comentário