quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Esporao " 1º Prémio Confraria Enófilos " 2007

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Touriga Franca e Syrah - Estágio: barricas de carvalho americano durante 6 meses - 15% Vol.
Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta. Nariz de boa intensidade, mostra-se fresco e ao mesmo tempo dá sinais de uma madeira ainda a caminho do completo entrosamento com o restante conjunto. É com frutos pretos e alguns vermelhos (mirtilo, amora, cereja) bem frescos e sumarentos que somos brindados inicialmente, um aroma frutado que não cai naquela toada morna que tantas vezes enjoamos, aqui encontra-se fruta fresca de qualidade, com toque de ligeira compota. A madeira contribui como trave mestra de todo o conjunto, toque balsâmico, baunilha, especiaria (pimenta preta, cravinho), folha seca de tabaco, um ou outro apontamento de tosta , a deixarem revelar desde já um bouquet com alguma riqueza em detalhes que com mais tempo pela frente se irá compor. Indica que ainda deve/pode permanecer em garrafa por mais uns tempos/anos.

A Herdade Esporão convidou a artista plástica Ana Jotta para criar uma obra exclusiva que desse corpo a este vinho premiado. Os desenhos de Ana Jotta, feitos a carvão, foram inspirados nos primeiros rótulos da marca Esporão, tendo sido recriadas duas situações humorísticas em torno do vinho. Foram criadas duas edições exclusivas, de 3000 garrafas cada.



0 comentários:

Enviar um comentário