terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vila Real Tinto Grande Reserva 2007

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Vinho: ADEGA VILA REAL Reserva

Tipo: Tinto

Colheita: 2007

Região: DOURO DOC

Castas: Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional.

Perfil: Elegante, encorpado, "blend" tradicional das castas clássicas do Douro.

Prova: Aroma de grande intensidade, muito complexo. Frutos silvestres, frutos vermelhos, esteva, "regliss", notas florais e especiarias, aromas que denotam as castas que dão a alma a este vinho: Titna Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca, Touriga Nacional e uma rigorosa selecção de uvas das vinhas velhas em redor da cidadela medieval de Vila Real, a cerca de 500mt de altitude, que permitem atingir a elegância e frescura deste "blend".

O estágio prolongado em barricas de carvalho francês (75%) e carvalho americano (25%) adicionou notas de cravinho, baunilha, adicionando maior complexidade aos aromas das uvas.

Na boca podemos sentir de forma invulgarmente longa e persistente toda a concentração aromática, além de taninos que vão permitir uma grande longevidade a este vinho.

Gastronomia: Sugerimos com este vinho que visite Vila Real e nos melhores restaurantes o prove a acompanhar a rica gastronomia da zona, como as Tripas aos Molhos, o fumeiro tradicional, pratos de caça ou o cabrito com arroz de forno em barro de Bisalhães. Servir a 15ºC.

Origem: Fundamentalmente uvas provenientes das melhores vinhas com letras A e B e uma pequena percentagem, de uvas de vinhas de altitude.

0 comentários:

Enviar um comentário