quarta-feira, 21 de março de 2012

Ameal Special Harvest no Top 50 da Decanter

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments


O nosso destaque de hoje vai para o vinho Ameal Special Harvest que está no Top 50 dos vinhos portugueses escolhidos pela prestigiada e mundialmente conhecida revista britânica, a Decanter.
O vinho produzido por Pedro Araújo foi classificado com 17,5 pontos e 4 estrela, com um limite máximo, respectivamente, de 20 e 5, elo reconhecido crítico Tom Cannavan, cuja nota de prova refere «o delicioso equilíbrio no paladar, delicioso»

Special Harvest resultou de sete anos de experiências, em que o produtor realça «um processo de produção extremamente difícil e trabalhoso para atingir estes resultados e por isso foram produzidas apenas 620 garrafas, todas numeradas».

Ainda sobre o Special Harvest, Pedro Araújo, que apenas produz vinhos brancos, refere ainda um dado muito importante, que são os rendimentos das uvas depois da sua secagem. «São extremamente baixos. De mil quilos de uvas nem 100 litros de mosto são aproveitados. Normalmente, para os outros vinhos produzidos, aproveita-se cerca de 70%», destaca Pedro Araújo.

O processo de fermentação é lento e termina no final do Inverno. Naturalmente a fermentação é interrompida pelo frio e o mosto/vinho fica com cerca de 9% de volume de álcool e um teor de açúcar bastante superior a 170g/l.

Recentemente, o Special Harvest obteve a classificação de 93 pontos, ficando no top 3 dos vinhos brancos mais pontuados porMark Squires na Revista de Robert Parker, "The Wine Advocate", num total de 308 vinhos avaliados.
Mais uma vez, a Quinta do Ameal assume-se como inovadora na pesquisa do potencial desta casta (Loureiro) e na criação de vinhos únicos ao mais alto nível, no espectro dos vinhos brancos nacionais.

Nota de prova Special Harvest
Cor amarelo dourado. Aromas complexos de casca de laranja, marmelo, pêra, evolução de madeira, mel e notas florais da casta Loureiro com evolução positiva. Na boca é doce com uma acidez equilibrada e vibrante. Termina longo com grande complexidade.

Fonte: Portugal Global (Adaptado)

Para comprar Click aqui!

0 comentários:

Enviar um comentário