sexta-feira, 30 de março de 2012

Papa Figos | Tinto 2010 – A nova aposta da Casa Ferreirinha

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Papa Figos Vinho Tinto 2010
Papa Figos
Tinto -2010

Com um nome de um pássaro que é avistado no Douro, região de onde é proveniente, este novo vinho tinto veio enriquecer a oferta da Casa Ferreirinha.
O  Papa-Figos, novo vinho tinto de 2010, apresenta-se agora ao mercado com perspectivando um natural aumento do acesso dos consumidores a esta prestigiada marca da Sogrape Vinhos.

Produzido pela mesma equipa de enologia do vinho Barca Velha, liderada por Luís Sottomayor,  e também com uvas do Douro Superior, este Papa-Figos  fica a dever a sua denominação à grande admiração que o enólogo nutre pelo bonito pássaro com o mesmo nome. O  vinho veio posicionar-se numa gama da Casa Ferreirinha juventude de um vinho do Douro.

Castas de origem da região do Douro, oferecem a este vinho um carácter nobre e uma personalidade vincada, assim temos Touriga Nacional (15%), Touriga Franca (40%), Tinta Roriz (30%) e Tinta Barroca (15%).

Outra característica que não deixa o vinho indiferente é a sua imagem, um belo rotulo com uma ilustração cientifica de um papa-figos e no contra rotulo encontram-se informações sobre esta ave que segundo o enólogo,  indica que esta ave representa um bom presságio para as vindimas.

Notas de Prova:
Casa Ferreirinha Papa Figos 2010 apresenta uma cor rubi profunda e um aroma muito intenso, com destaque para fruta vermelha bem madura e ligeiras notas de cacau e resina, características de anos de boa maturação bem complexados por uma madeira discreta mas correctamente integrada. Na boca apresenta um bom volume, acidez bem integrada, taninos de boa qualidade, e presença evidente de frutos vermelhos maduros, com um final equilibrado, harmonioso e de boa longevidade.

Fonte: Sogrape Vinhos (Adaptado).

Para comprar: Clique Aqui

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ameal Special Harvest no Top 50 da Decanter

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments


O nosso destaque de hoje vai para o vinho Ameal Special Harvest que está no Top 50 dos vinhos portugueses escolhidos pela prestigiada e mundialmente conhecida revista britânica, a Decanter.
O vinho produzido por Pedro Araújo foi classificado com 17,5 pontos e 4 estrela, com um limite máximo, respectivamente, de 20 e 5, elo reconhecido crítico Tom Cannavan, cuja nota de prova refere «o delicioso equilíbrio no paladar, delicioso»

Special Harvest resultou de sete anos de experiências, em que o produtor realça «um processo de produção extremamente difícil e trabalhoso para atingir estes resultados e por isso foram produzidas apenas 620 garrafas, todas numeradas».

Ainda sobre o Special Harvest, Pedro Araújo, que apenas produz vinhos brancos, refere ainda um dado muito importante, que são os rendimentos das uvas depois da sua secagem. «São extremamente baixos. De mil quilos de uvas nem 100 litros de mosto são aproveitados. Normalmente, para os outros vinhos produzidos, aproveita-se cerca de 70%», destaca Pedro Araújo.

O processo de fermentação é lento e termina no final do Inverno. Naturalmente a fermentação é interrompida pelo frio e o mosto/vinho fica com cerca de 9% de volume de álcool e um teor de açúcar bastante superior a 170g/l.

Recentemente, o Special Harvest obteve a classificação de 93 pontos, ficando no top 3 dos vinhos brancos mais pontuados porMark Squires na Revista de Robert Parker, "The Wine Advocate", num total de 308 vinhos avaliados.
Mais uma vez, a Quinta do Ameal assume-se como inovadora na pesquisa do potencial desta casta (Loureiro) e na criação de vinhos únicos ao mais alto nível, no espectro dos vinhos brancos nacionais.

Nota de prova Special Harvest
Cor amarelo dourado. Aromas complexos de casca de laranja, marmelo, pêra, evolução de madeira, mel e notas florais da casta Loureiro com evolução positiva. Na boca é doce com uma acidez equilibrada e vibrante. Termina longo com grande complexidade.

Fonte: Portugal Global (Adaptado)

Para comprar Click aqui!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Já chegou o Rosé Moscatel Roxo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


O enólogo, Domingos Soares Franco presenteou-nos a sua colecção privada, com Rosé Moscatel Roxo - 2011.
Foi à 3 anos que Domingos Soares, da José Maria da Fonseca, a mais antiga produtora de Moscatel de Setúbal, criou uma nova categoria de vinhos, um vinho rosé concebido a partir de Moscatel Roxo.

A Moscatel Roxo é uma uva bastante rara e que chegou a correr riscos de extinção. É uma variedade de Moscatel que, como indica seu nome, tem a pele roxa e aromas mais complexos e elegantes, é um vinho que óptimo para acompanhar gastronomia japonesa, sushi e sashimi.

O lançamento deste Vinho Rosé Moscatel Roxo foi desde logo enorme sucesso, pelo que as quantidades produzidas era reduzidas para o números de pessoas com interesse em adquiri-las.

Acaba agora de chegar ao mercado, uma versão mais recente do vinho - Moscatel Roxo - rosé - 2011, da colecção privada de Domingos Soares Franco.
Segundos consta, o lote de garrafas lançadas para o mercado, cerca de 15.000, deverão ser difíceis de se encontrar deriva à enorme procura.

De cor topázio carregada, mas muito brilhante, no nariz, o aroma é poderoso, carregado de notas de laranja caramelizada, mel, caramelo e outras especiarias. Na boca, é muito fresco, untuoso, bastante encorpado, denso mesmo, em perfeita sintonia com os aromas experimentados. Belo equilíbrio entre doçura e acidez, com final de grande persistência e enorme satisfação.

Para comprar Click aqui!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Está à procura do presente perfeito para o Dia do Pai?

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments


Este ano ofereça ao seu pai algo que ele irá adorar. Uma garrafa de vinho. O Estado Líquido ajuda-o, com uma selecção de vinhos criterioriosamente escolhidos para este dia tão especial e antecipa-se para que você não deixe tudo para a última da hora, isto porque é já nesta segunda-feira, dia 19 de Março.

A nossa selecção de vinhos para o melhor pai - Dia do Pai.





Cartuxa Reserva Tinto 2008
Descrição: Cartuxa Reserva Tinto é produzido a partir das castas criteriosamente seleccionadas, Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro e Alicante Bouschet, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida.

Para comprar Click aqui!





Cortes De Cima ' Hans C. Andersen ' 2008
Descrição: Já foi um dos melhores do ano. É um vinho de cor profunda e densa.
De nariz intenso a ameixa madura e passa com aromas de chocolate. Cheio e suculento no paladar, com fruta doce e concentrada envolvida por uma madeira suave. Termina com taninos sólidos e delicados. Uma homenagem a Hans Christian Anderson.

Para comprar Click aqui!





Crasto Reserva 'Vinhas Velhas' 2008
É o vinho Português melhor classificado no TOP 100 da Wine Enthusiast Com 94 pontos, ocupa a 49ª posição da "Cellar Selections" onde 100 dos melhores vinhos do mundo marcam presença. O Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2008, é feito com uvas provenientes de vinhas cuja média de idade é aproximadamente 70 anos. Uma colheita a não perder!

Para comprar Click aqui!






Esporao ' Private Selection ' Tinto 2008

Esporão Private Selection Tinto é um vinho de cor granada intensa, no nariz sobresai a frescura da menta e a doçura dos frutos do bosque, mesclados em especiarias e subtis notas de tabaco. A boca é envolvente, com várias camadas de fruta a conferir uma textura sedosa. Boa estrutura de taninos macios, com um longo e persistente final.

Para comprar Click aqui!




Crasto ' Superior ' Tinto 2008
Cor: Rubi intenso, com tons de violeta vibrante. Nariz: Excelente intensidade aromática com notas frescas de frutos silvestres e cacau.
Boca: Ataque fresco, evoluindo em grande harmonia, para um volume
compacto composto de taninos maduros e firmes. Boa sensação de frescura
aromática com notas de excelente complexidade entre frutos silvestres do Douro, esteva e cacau, que proporcionam ao final agradável e de excelente persistência. Altamente recomendado.

Para comprar Click aqui!

quinta-feira, 15 de março de 2012

O Estado Liquido na Revista de Vinhos-Fev'12 "Os melhores do ano 2011"

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Na edição de Fevereiro de 2012 "Os melhores do ano 2011" da Revista de Vinhos, a equipa da Revista esteve à conversa com o Estado Liquido, veio também conhecer as nossas instalações.

Segundo a Revista dos Vinhos, esta ficou surpreendida com o espaço físico da garrafeira, classificando o espaço ao estilo de um armazém mas bem arranjado, arejado, luminoso, bem arrumado e sem grandes luxos. É um espaço igualmente informal.

Deu-se a conhecer à Revista, a origem do Estado Liquido, um negócio familiar que surgiu à mais de 20 anos com o nome de Garrafeira D. Leonor e era a área de distribuição que predominava as receitas da empresa.

O artigo destaca também, a diversidade de "néctares" possíveis de encontrar na Garrafeira Estado Liquido, cuidadosamente separados, de todas as regiões do país, dos mais comuns aos mais caros e dos mais conhecidos às raridades.
As prateleiras dos Espumantes e dos Licores Destilados também foram revelações que impressionaram a revista pela sua variedade nos produtos e dos preços.

No final desta viagem aterramos na sala onde estão guardados os líquidos de excepção, onde contemos o melhor dos destilados, Champagnes, Vinhos do Porto. Preços que atingem a fasquia dos 2.500€, como o caso do Taylor's Scion, que só no ano passado foram vendidas 8 garrafas.

Foi igualmente referido à equipa da Revista que o Estado Liquido funciona como Cash & Carry para profissionais, mas que está aberto a particulares. Outro acesso ao Estado Liquido, para quem não puder se deslocar, pode ser feito via Loja Online podem poder encontrar os mesmos produtos e que está em constante expansão.

Para engrenar nesta viagem e conhecer ao detalhe o Estado Liquido, pode ler o artigo na integra. Clique aqui.

Fontes:
- Conteúdo adaptado da Revista de Vinhos(António Falcão)
- Fotografia: Revista de Vinhos (Ricardo Palma Veiga)

terça-feira, 13 de março de 2012

Chegou o novo Invisível - Colheita 2011 - Branco!

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN 1 comment


Para os apreciadores de vinho e conhecedores do Invisível, vinho produzido pela Adega Ervideira, é como muito entusiasmo que anunciamos o regresso deste vinho, desta vez da colheita 2011.

Mais uma vez, este vinho será uma experiência verdadeiramente invisível pela cor, perfeitamente incolor. Importa dizer que este é um vinho branco de uvas tintas obtido a partir da lágrima de uvas tintas de casta Aragonez. Só é possível se, durante o processo de fermentação não houver qualquer contacto directo ou indirecto entre o mosto e as películas.

Daí advém o adjectivo "incolor" que tão bem o caracteriza.

Segundo os produtores, este vinho apresenta-se no mercado como uma raridade pelo número limitado de unidades. Por isso, para os que aguardam ansiosamente este regresso e para os que pretendem deleitar-se com este misto de sensações, devem efectuar a encomenda o mais célere possível.

Para comprar Click aqui!

sexta-feira, 9 de março de 2012

blog 2009: 1º Prémio - Melhor Vinho Alentejano 2009

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Vinho: blog
Tipo: Tinto
Ano: 2009
Produtor: Tiago Cabaço
Região: Alentejo
Castas: Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet.

Prova: Cor vermelha rubi concentrada. Reconforta desde o primeiro instante pela alegria, pela mineralidade, pela fruta sedutora que se reparte entre cerejas vermelhas, groselhas e ameixas, acompanhadas por discretas sensações florais. É um tinto determinado mas suave, profundamente mineral, intenso mas elegante e fresco, com um final de boca interminável.
Foi nomeado como o melhor vinho alentejano da vindima de 2009 e ganhou o prestigiado e reconhecido troféu da Talha de Ouro.

Fontes: Ficha Técnica blog tinto 2009, Tiago Cabaço Wines.

Para comprar Click aqui!

blog 2009 (Alicante Bouschet + Syrah)

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Vinho: blog
Tipo: Tinto
Ano: 2009
Produtor: Tiago Cabaço Wines
Região: Alentejo

Castas: Alicante Bouschet + Syrah.

Prova: Impressionante na vastidão de horizontes, na largura imensa na boca, na potência quase desmdedida, no vigor atómico dos taninos, na pujança da acidez, propiciadores de um tinto arrebatador pela imensidão dos músculo e energia.


Fontes: http://www.tiagocabacowines.com/pt/news/rui_falcao_2012.pdf

Para comprar Click aqui!

.com 2010 Alentejo (Tiago Cabaço Wines)

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Vinho: .com
Tipo: Tinto
Ano: 2010
Produtor: Tiago Cabaço Wines
Região: Alentejo
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Aragonez e Trincadeira.

Prova: Cor vermelha rubi intensa. Frutado e expressivo, com notas fortes de ameixa e pimenta preta, apresenta-se estruturado e denso, profundamente equilibrado e revigorante, suave nos taninos, terminado tenso e vivo graças a uma frescura revigorante.

Segundo o produtor Tiago Cabaço Wines, pretendem afirmar uma visão mais jovem e desempoeirada do Alentejo, num registo alegre e frutado, divida entre a estrutura e austeridade oferecida pelo Cabernet Sauvignon, a fruta madura do Aragonez, o toque ligeiramente apimentado da Trincadeira e a delicadeza floral da Touriga Nacional.
Fontes: Ficha Técnica blog tinto 2009, Tiago Cabaço Wines.

Para comprar Click aqui!

.bep Tinto 2009

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Vinho: .beb
Tipo: Tinto
Ano: 2009
Produtor: Tiago Cabaço Wines
Região: Alentejo

Castas: Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Syrah

Prova: Cor vermelha rubi compacta. Sólido e poderoso, sereno e delicado, mostra logo de início a fruta madura mas aprimorada, reforçada pelas notas de pimenta preta, cravinho e noz-moscada, entremeadas pelas presença de chocolate preto. Taninos finos mas tensos e poderosos, frescos e tonificante, com um final de boca longo e elegante.
Segundo o produtor Tiago Cabaço Wines, nunca houve a pretensão de fazer vinhos pretos pesados manifestando o desejo de privilegiar a complexidade e elegância. Esta formula dá origem ao vinho .beb, proveniente da bela colheita de 2009. Associado a melhor casta alentejana, o Alicante Bouschet, proporciona robustez, estrutura e rugosidade com a Touriga Nacional, a casta mais elogiada, que lhe trouxe complexidade aromática e delicadeza e finalmente a Syrah, a casta francesa que acrescentou especiarias, fruta e alegria.

Fonte: Ficha Técnica .beb tinto 2009, Tiago Cabaço Wines.

Para comprar Click aqui!