quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dicas: Como apreciar Vinhos Tintos

BY Estado Liquido - Wines & Spirits No comments

A pergunta que se põe é como deve ser apreciado o vinho tinto. Deixamos aqui alguma dicas e sugestões que aplicar na próxima vez que beber um bom vinho tinto.

O que deve ter em conta em para apreciar um bom vinho tinto?

"A beleza está nos olhos de quem vê" - um velho provérbio que soa verdadeiro quando procuram a melhor degustação de um vinho tinto. O que pode ser o vinho tinto favorito de alguém, pode não ser do agrado de todos.
Muitos factores podem influenciar o prazer de um bom copo de vinho tinto, o tempo em que o vinho foi consumido, a empresa em que o vinho foi produzido, a comida que foi apreciada com o vinho e até mesmo o tipo de copo com que se bebe.
Os Enólogos e críticos de vinho tendem a provar o vinho no final da manhã, quando se considera que os receptores gustativos estão em no pico e são capazes de decifrar os muitos sabores diferentes e aromas encontrados num copo de vinho.
O seu humor enquanto está a beber também vai influenciar a experiência e o paladar de um vinho, outro aspecto importante é a forma como a comida está distribuída no prato, que pode contribuir bastante para o sabor do vinho.
Qual é a melhor temperatura para servir o vinho tinto?
Idealmente, o vinho tinto deve ser consumido em 'temperatura ambiente'. Infelizmente, a temperatura ambiente pode variar de forma bastante dramática de país para país, cidade a cidade e até mesmo quarto em quarto. É amplamente considerado que a maior parte dos vinhos tintos são consumidos a uma temperatura que é, de facto, demasiado alta para melhor expressar os sabores. Como regra geral, os tintos mais pesados, como Shiraz e Cabernet Sauvignon deve ser apreciado entre 17 ° C - 20 ° C, médio tintos encorpados como Tempranillo e Grenache entre 15 ° C - 17 ° C e tintos leves, como Pinot Noir e Beaujolais entre 12 ° C - 15 ° C.

Veja aqui as nossas sugestões: http://tinyurl.com/9f46dd9