quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Abrir uma garrafa de champagne

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

Está a chegar uma altura do ano em que normalmente o consumo dos espumantes/champagnes é significativamente maior comparado com o restante ano. Para quem gosta de servir bem os familiares e/ou amigos, ficam umas dicas para servir como um profissional.

Abrir uma garrafa de vinho espumante

Perigo - É importante não esquecer que existe uma enorme pressão numa garrafa de vinho espumante. Refrescar a garrafa à temperatura correcta ajuda a diminuir esta pressão. Mas, mesmo tendo refrescado o espumante, é possível que a rolha possa saltar violentamente da garrafa e magoar alguém.

Para diminuir o risco de isto vir a acontecer, você poderá utilizar um pano para cobrir a rolha e o gargalo da garrafa enquanto está a abri-la. Existem diferentes formas de abrir uma garrafa de vinho espumante. A descrição que se segue é um dos exemplos de como abrir uma garrafa de vinho espumante.

1 - Escolha o Espumante ou Champagne da sua preferência (escolha aqui).

2 - Pode começar por mostrar o rótulo a todos os seus familiares/amigos para um rápido conhecimento da marca que irão degustar.

3 - Retire o invólucro metálico e depois desaperte e retire o precinto de arame (muselet).

4- A partir do momento em que retirar o precinto de arame, segure a rolha com a sua mão.

5 - Incline a garrafa num ângulo de aproximadamente 30 graus, segurando a rolha e use a outra mão para segurar a base da garrafa.

6 - Gire a garrafa, não a rolha.

7 - Segure a rolha com firmeza, de maneira a resistir à sua tendência a sair disparada e controle-a para que saia lentamente da garrafa.

8 - A pressão do gás deve ser libertada com um suave “Puufft” e não com uma explosão ou rolhas a voar.

9 - Sirva em flutes - Os vinhos espumantes são servidos em “flutes” (taças alongadas). Este formato potência o efeito das borbulhas (e, como tal, o aroma do vinho) permitindo que façam um longo percurso pelo vinho antes de rebentarem no topo do copo. Por este motivo, os copos em forma de taça larga e aberta são inapropriados, pois as borbulhas perdem-se rapidamente.

10 - Conte-nos como foi a sua experiência...

0 comentários:

Enviar um comentário