quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aprender mais sobre vinhos - Copos para vinho

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Existe um enorme leque de formas e tamanhos de copos para o serviço de vinho, cada um desenhado para realçar as características particulares de cada vinho. O uso do copo correcto potenciará a sua experiência. A maioria dos restaurantes e bares têm poucos tipos de copos. É importante que você saiba qual é o copo correcto a usar.

Vinho Tinto
O melhor é servir os vinhos tintos em copos de maior dimensão. Isto permitirá que o ar entre em contacto com uma maior superfície do vinho e que se desenvolvam os aromas e sabores. Os aromas ficam mais fáceis de sentir ao agitar o vinho (ver artigo de como provar vinhos).

Vinho branco e rosé
Os vinhos brancos requerem copos de tamanho médio para que as características da frescura e da fruta sejam concentradas e direccionadas para o topo/boca do copo.

Vinhos espumantes
Os vinhos espumantes são servidos em “flutes” (taças alongadas). Este formato potência o efeito das borbulhas (e, como tal, o aroma do vinho) permitindo que façam um longo percurso pelo vinho antes de rebentarem no topo do copo. Por este motivo, os copos em forma de taça larga e aberta são inapropriados, pois as borbulhas perdem-se rapidamente.

Vinhos Fortificados
Os vinhos fortificados devem ser servidos em copos menores para dar ênfase às características da fruta e não ao álcool.

A Preparação dos Copos
É de fundamental importância ter os copos limpos. Uma pequena mancha pode arruinar o sabor do vinho. Isto também se aplica aos copos “limpos”, acabados de sair da máquina de lavar a louça. Vale a pena verificar os copos para certificar-se de que não ficaram com resíduos de detergente ou sal, o que poderia dar um sabor estranho ao vinho. No caso do espumante, isto fará com que o vinho perca as borbulhas mais rapidamente. A melhor maneira de preparar os copos é poli-los antes de cada serviço. Isto vai garantir que estejam impecáveis, livres de marcas de dedos e de pó.

Panos
Para polir os copos, o melhor é utilizar panos próprios para copos, que não larguem pêlo.

0 comentários:

Enviar um comentário