quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Introdução ao Vinho

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , , No comments

Introdução ao Vinho - Estilos de Vinho

Estilos de Vinho
Cada um dos três tipos de vinho pode ser produzido numa variedade de estilos, segundo a cor e o sabor.

Cor
A cor de um vinho pode ser determinada pelo tipo de uvas usadas e/ou pela maneira como o vinho é feito:

Tinto 
A cor do vinho vem da utilização de uvas tintas, já que a cor de um vinho provém da película (pele) das uvas. A película contém também outras substâncias, tais como os taninos (que é a substância presente no chá e que produz uma sensação de secura na nossa boca), substâncias essas que fazem o vinho tinto ser diferente do vinho branco, não apenas em cor, mas também em sabor.

Branco
O vinho branco é geralmente feito a partir do sumo de uvas brancas, mas porque a cor das uvas está apenas na sua película (pele), é possível fazer vinho branco a partir de uvas tintas, se se retirarem as peles antes da fermentação. Os vinhos brancos, em relação aos vinhos tintos, são frequentemente considerados como uma alternativa mais leve e refrescante.

Rosé
Estes vinhos são feitos a partir de uvas tintas, sendo que o vinho teve menos contacto com as peles. Com alguma frequência, você poderá ver vinhos rosé muito pálidos, com indicação no rótulo da palavra “blush” (este termo não é contudo usado nos vinhos portugueses). Os vinhos rosé normalmente não são tão encorpados como os tintos, mas têm mais corpo do que os brancos. Os rosés tendem a ser uma bebida muito sazonal, vendendo-se principalmente no verão.

0 comentários:

Enviar um comentário