quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aprender mais sobre as especiarias utilizadas no gin - Cardamomo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments


O nome cardamomo designa três principais géneros da família do gengibre. É nativo da Índia, das florestas húmidas do sul, também muito encontrado na Sri Lanka, Malásia e Sumatra. Têm-se registos do seu uso por volta de 700 d.C. Porém só foi veio para a Europa por volta de 1200. O cardamomo é utilizado para fins  medicinais e como especiaria. O seu odor é canforado, quente e penetrante.

Uma das especiarias mais utilizadas na preparação dos gins. Já lhe serviram um gin com semente de cardamomo?




Água Gengibre- Cardamomo                      Cardamomo disponível para venda
                                                   










quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Aprender mais sobre as especiarias utilizadas no gin - Zimbro

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

Para ir ao encontro de muitos leitores que nos enviaram por email as suas dúvidas e sugestões (que muito agradecemos) iremos então partilhar de forma regular mais informação sobre as especiarias mais utilizadas nos Gins

Zimbro 
De sabor apimentado e ligeiramente resinoso, as bagas de zimbro apresentam-se como umas pequenas bolas pretas, que podem ser adicionadas, aos preparados, inteiras ou trituradas. Particularmente usadas na cozinha nórdica, são um condimento indispensável das marinadas e dos court-bouillons das receitas de caça – javali, tordo, melro, galinhola. O porco é igualmente beneficiado pela sua presença, bem como os pickles ou a famosa sauerkraut alemã. 

Intensamente aromáticas, as bagas de zimbro foram inicialmente utilizadas como medicamento natural, pois são diuréticas e consideradas um remédio para o reumatismo e a artrite. Algumas tribos nativas do Oeste americano relatam ter usado o zimbro como um inibidor do apetite em tempos de fome. 

Actualmente, o zimbro está a ser estudado como um possível tratamento para casos de diabetes associados à dieta, uma vez que favorece a libertação de insulina do pâncreas (daí aliviar a fome). 

Na prática, 2 ou 3 bagas de zimbro têm o mérito de emprestar um atraente gosto silvestre aos nossos Gins.

Um excelente recurso para a sua caixa de especiarias.
  

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gin Templus - O primeiro gin biológico da Península Ibérica

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , 2 comments

O primeiro gin biológico da Península Ibérica (disponível no Estado Líquido) e o sexto do mundo está a ser produzido por uma empresa de Évora, que aposta na produção biológica e artesanal para se diferenciar e conquistar o mercado.  A fábrica é também "a única destilaria não vínica existente em Portugal".

Para a produção do gin, a técnica da empresa Cláudia Cascalho revela que se faz "a fermentação do cereal" em barricas, seguindo-se três destilações, sendo que a última inclui a colocação das "essências do gin" no alambique.

"São ervas aromáticas, tudo produtos biológicos. A base do gin é o zimbro", mas a receita inclui "o poejo e a hortelã da ribeira, entre outras", desvenda.

O gin "Templus", cujo nome lhe foi atribuído em "homenagem ao Templo Romano" de Évora, já pode ser consumido em bares e hotéis da cidade de Évora e está à venda no Estado Líquido --> Ver o Gin no site

in. lusa/sol



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

GIN tasting - É já este Sábado - Dia 2 de Novembro

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Mais de 50 marcas de gin, com representação por cá, workshops com especialistas portugueses e estrangeiros, debates e actuações de DJ. O “GIN tasting”, o primeiro grande evento em Portugal dedicado ao gin, vai tomar conta da Casa de Serralves, no Porto, no dia 2 de Novembro.
Que o gin está na moda já se sabia. Nos últimos anos registou-se um verdadeiro fenómeno de aumento do consumo de gin em Portugal, estimando-se que desde o início de ano tenham sido vendidas no nosso país mais de 260 mil garrafas. E no Porto são já vários os bares com uma carta dedicada ao gin ou, pelo menos, com uma aposta forte na bebida destilada.
É uma espécie de “Essência do Gin”, que vai oferecer aos curiosos e ‘amantes’ de gin a oportunidade de conhecer novas marcas no mercado, saber mais sobre o processo de fabrico – em Serralves, vai ser possível assistir a destilações ao vivo – e descobrir novas formas de consumo da bebida, através da preparação de cocktails à base de gin.
O Estado Líquido, sempre presente irá sortear acessos para o evento. O que fazer? É simples, vá ao nosso Facebook e fique atento ao passatempo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Barman - Um profissional ao nosso serviço

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas aos seus clientes, mais frequentemente em bares. Não existe registos da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonta ao tempo das tavernas. Em 1950 foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.

Este video é um dos muitos exemplos da evolução da profissão. Foi reconhecido num programa de talentos, mas nos dias de hoje é um dos mais solicitados convidados para trabalhar em todo o Mundo. Um Barman show...


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saber mais sobre o champagne Dom Pérignon

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments



Saber mais sobre o champagne Dom Pérignon

Dom Pérignon foi o primeiro champagne cuvée (safrado), o que lhe deu um enorme prestígio. O primeiro vintage de Dom Pérignon foi o de 1921 e somente colocada à venda em 1936, depois da Grande Depressão de 1929. O champagne cuvée ou vintage significa que ele foi produzido com as melhores uvas de um ano (safra) especialmente bom o que lhe dá uma característica especial sobre os demais champagnes: A estampa do ano (safra) no rótulo. Por essa razão é que não existem champagnes vintage todos os anos como acontece com os vinhos não efervescentes. A maioria dos champanhes, por outro lado, são produzidos por uma mistura de uvas colhidas em anos diferentes.

Desde 1990, Richard Geoffroy é o enólogo responsável pela produção de Dom Pérignon.

Produção:
São produzidas cerca de 5 milhões de garrafas de cada vintage. Ele é feito com a mistura de 55% de uvas chardonnay e 40% pinot noir, com dosagem de 7 g/l açúcar.

Kopke lança Colheita de 1940

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN 1 comment

A mais antiga casa de vinho do Porto celebra os seus 375 anos, com a apresentação de uma edição muito limitada e exclusiva de Kopke Porto Colheita 1940.

São quase quatro séculos de existência no mundo do vinho, especialmente no do Vinho do Porto. Celebrar 375 anos de idade (!) é efeméride de que muito poucas empresas a nível mundial se podem orgulhar. Mas é isso que está a acontecer na Kopke, do grupo Sogevinus Fine Wines. Para o comemorar, a empresa lançou um vinho muito especial.

Chama-se Kopke 375 - Edição Especial Porto Colheita 1940. O ‘375’ marca não só os anos de aniversário mas também o número de garrafas existentes. O vinho foi feito em plena 2ª guerra mundial, e esteve a repousar ao longo de 73 anos no casco Nº 10053, uma barrica de carvalho de 580 litros. Cada garrafa vem embalada num estojo em madeira de pau-santo, forrado a pele preta com estampagens a ouro. A embalagem inclui o certificado de “Mais Antiga Casa de Vinho do Porto”.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

GIN tasting 2013 - Filme Promocional

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN 2 comments

Filme promocional do evento "GIN tasting 2013", realizado no dia 19 de outubro em Leiria, no Mercado de Sant'Ana, e a realizar a 2 de novembro no Porto, na Casa de Serralves.

Dois grandes e inovadores eventos que o Estado Líquido tem o prazer de participar. Esperamos por si no dia 2...

Dia do enólogo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Hoje, dia 22 de Outubro comemora-se o dia do enólogo. O Estado Líquido dá os parabéns a todos os enólogos que ano após ano desenvolvem um trabalho de excelência, reconhecido em todo o Mundo.

Parabéns, hoje é o vosso dia...