quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

5 Vinhos Alentejanos que todos deviam degustar

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

O Vinho no Alentejo
É uma história faustosa e duradoura, como o comprovam os indícios arqueológicos presentes por todo o Alentejo, testemunhas silenciosas de um passado já distante, evidências materiais da presença ininterrupta da cultura do vinho e da vinha na paisagem tranquila alentejana. Infelizmente, por ora ainda não foi possível determinar com acuidade histórica quando e quem introduziu a cultura da videira no Alentejo. O que se sabe, sim, é que quando os romanos aportaram a terras do sul de Portugal, ao território que é hoje o Alentejo, a cultura do vinho e da vinha já faziam parte dos hábitos e tradições das populações locais. Presume-se que os tartessos, civilização ibérica herdeira da impressionante cultura megalítica andaluza, terão sido os primeiros e principais propulsores da domesticação da vinha e posterior introdução do vinho na região.


É dificil escolher ou apontar quais os melhores, pois a oferta é grande e de extrema qualidade. Esta é uma lista de 5 vinhos alentejanos que nos, os apreciadores, deviamos degustar no minimo uma vez na vida. Claro que existem muitos outros que são merecedores de estar nesta lista, mas iremos aguardar que nos digam quais na vossa opinião deveriam estar presentes nesta lista.

5 (dos muitos) fantásticos néctares alentejanos:


Cartuxa Pêra-Manca
Pêra-Manca é a marca que a Adega Cartuxa destina aos vinhos de excepção. Foi produzido pela primeira vez, pela Fundação Eugénio de Almeida em 1990. Produzido a partir das castas Aragonez e Trincadeira cuidadosamente colhidas e seleccionadas. 

As uvas são provenientes de talhões seleccionados das vinhas com mais de 30 anos, nos quais a maturação ocorre suavemente sem stress hídrico exagerado, mantendo as potencialidades aromáticas e de extracto próprio das castas. Quando as uvas atingem o estado de maturação ideal são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico com desengace total e ligeiro esmagamento, fermentação em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada, maceração pós-fermentativa prolongada. 

Estagiou dezoito meses em tonéis de carvalho francês, seguido de estágio em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa. 




Cartuxa Scala Coeli - Touriga Franca

O nome SCALA COELI exige explicação. Em latim, Scala Coeli, o nome que a Adega Cartuxa deu a este vinho, significa "escada para o céu". O vinho Scala Coeli deve o seu nome ao Convento de Santa Maria de Scala Coeli, mais conhecido como Convento da Cartuxa.

Cartuxa Scala Coeli Tinto é mais um grande vinho produzido pela Adega da Cartuxa. Um vinho que merece ser apreciado com calma, para que sejamos contemplados com todo o seu esplendor.





Cortes de Cima Incógnito

Cortes de Cima Incógnito apresenta uma cor intensa, opaca com reflexos violeta escuros. 

Aroma a ameixas negras e cerejas com notas de licor de alcaçuz. 

Extremamente poderoso, mas elegante no palato, com um intenso sabor a frutos silvestres, a carvalho. 

Com taninos fortes e maduros que lhe conferem estrutura e equilíbrio.




Marias da Malhadinha


Vinho Regional Alentejano, produzido das castas Aragonês, Alicante Bouschet, Cabernet, Syrah e Touriga Nacional. 

Envelheceu durante 26 meses em barricas novas de carvalho francês. 

O aroma é profundo e complexo, como frutos pretos, amêndoas tostadas e especiarias. 

Tem um sabor de fruta rica com grande elegância. A sua estrutura de taninos é robusta, permitindo que o vinho atinja uma vida longa sem perder o seu sabor. 

Graduação alcoólica: 14,5% 


Paulo Laureano Reserva Talhão 24
Vinho Regional Alentejano (Vidigueira – Vinea Julieta), produzido a partir das castas Tinta Grossa, Alfrocheiro e Alicante Bouschet. 

Fermentou em barricas de carvalho Francês durante 24 meses.

Estagiou durante 12 meses em garrafa. 

Duma cor granada intensa, revela um aroma exótico, onde se misturam sensações de compotas frescas de frutos negros, especiarias, tabaco e chocolate. 

Macio, fresco, estruturado e profundo. Final de boca longo, reproduzindo toda a complexidade que o vinho transporta. 



Todos estes fantásticos vinhos podem ser comprados online em: www.estadoliquido.pt

0 comentários:

Enviar um comentário