quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aprender os termos vinícolas

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Sulfitos 
O Anidrido Sulfuroso é um anti-oxidante e anti-microbiano, usado para manter e proteger o vinho, mas que pode dar origem aos sulfitos. Este derivado do enxofre pode causar, em grupos mais vulneráveis, problemas alérgicos, respiratórios ou dermatológicos, sendo obrigatória a advertência no rótulo.  

Químicos 
Em comparação com outros produtos que consumimos habitualmente, o vinho é um produto bastante são. Os produtos que se usam têm como principal função estabilizar o vinho e impedir a sua rápida deterioração, bem como fornecer alguns compostos da uva que podem estar em falta no momento da vindima, como é o caso do ácido tartárico.  

Teor Alcoólico 
Para aumentar o teor alcoólico de um vinho pode-se juntar aguardente, embora não se deva proceder desse modo com vinhos de mesa. Actualmente, para aumentar o teor alcoólico recorre-se a dois processos: a Chaptalização e a adição de mosto concentrado 

Envelhecimento 
O vinho continua a oxidar ou a reduzir, travando uma luta com o oxigénio até ao seu declínio. Por vezes, tem uma fase de grata melhoria, amaciando as texturas na boca e enriquecendo os seus aromas.

Reserva 
“Reserva” é um designativo de qualidade, para o qual a legislação apenas refere a necessidade de se associar a vinhos de qualidade superior certificados. Algumas entidades certificadoras são mais exigentes do que outras, o que impede o esclarecimento objectivo do consumidor.

Novo Mundo 
Designam-se por vinhos do Velho Mundo os que são produzidos nos países que foram berço da cultura da vinha e que, através dos séculos, descobriram, colonizaram e levaram a vinha e o vinho para os países ditos do Novo Mundo.

Aromas 
A mesma casta plantada em lugares diferentes pode, apesar de interagir com o solo e o clima originando vinhos diferenciados, manter os seus traços aromáticos originais.

Prova do Aroma 
A prova de aroma num vinho é um complemento à prova de boca, revelando-se essencial para a avaliação do seu perfil. Por isso, antes de beber, cheire o vinho.

0 comentários:

Enviar um comentário