quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Como decantar Vinho do Porto

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments


Como decantar Vinho do Porto 
Se a garrafa de vinho do Porto escolhida foi movida recentemente, coloque-a em pé várias horas antes da decantação. Isto ajudará a estabilizar um pouco o depósito no vinho, tornando a decantação mais fácil.

Antes de começar, tenha pronto um decantador limpo. Alternativamente, poderá utilizar uma garrafa vazia e limpa ou uma jarra. Sem agitar demasiado a garrafa, retire o selo à volta do gargalo, limpe qualquer pó que se possa ter acumulado nessa parte da garrafa e insira cuidadosamente o saca-rolhas. 

Dependendo da idade do Vintage, a rolha poderá ter estado na garrafa durante muitos anos; por isso, é importante perfurá-la com cuidado, puxando-a depois suavemente a partir da garrafa, para evitar que se quebre ou esmigalhe. 

Verta lentamente o vinho do Porto para o decantador, elevando suavemente o seu braço para não agitar o depósito. Um funil poderá ser útil, embora não seja absolutamente necessário. 

No caso particular das garrafas de Porto Vintage com mais idade, que naturalmente terão acumulado mais depósito, um pequeno pedaço de musselina poderá ajudar a assegurar que nenhum sedimento entre no decantador.


Artigos relacionados:
6 dos melhores Vinho do Porto Vintage


0 comentários:

Enviar um comentário