segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vinho do Alentejo - BD Branco 2010

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments



Uma colheita antecipada, vindimado cedo, quando as uvas já revelam fruta madura, mas ainda conservam uma acidez segura que tornou este BD num vinho ainda mais vivo na boca. E é precisamente por as uvas terem sido vindimadas mais cedo que se consegue apresentar este branco doce e suave, graças a uma paragem de fermentação intencional que lhe permitiu manter o açúcar natural das uvas, com uma frescura e nervo notáveis, bem como uma graduação alcoólica baixa, perfeito para ser bebido dentro ou fora das refeições, durante os dias mais quentes ou mais frios do ano, à beira da piscina ou junto à lareira, sempre suavemente refrescado.

NOTAS DE PROVA:

Cor 
Cor amarela palha. 

Aroma
Fresco e perfumado, fortemente apelativo, sugere logo de imediato notas florais e frutadas, num casamento entre pêssego e jasmim. 

Paladar
A boca inspira uma doçura moderada, sempre bem temperada pela acidez refrescante do final de boca.

Vinificação
A vindima 2010 foi trabalhosa, daquelas capazes de testar a paciência e o saber de qualquer enólogo. Depois de um início de Verão fresco e manso, as temperaturas subiram sem parar, dando azo a maturações muito rápidas em algumas variedades… e a atrasos significativos em outras castas. 

Foram escolhidas duas variedades especialmente aromáticas, o Sémillon e o Sauvignon Blanc, e vindimadas mais cedo, ainda longe da maturação fenólica, para colher uvas em equilíbrio perfeito entre açúcar e acidez. Quando se conseguir atingir o grau pretendido, equilibrado com a acidez e a doçura desejada, a fermentação foi interrompida, o que ajudou a apresentar um vinho tão vivo e fresco.

Vinho

Produtor
Tiago Cabaço

Região
Alentejo

Produção
6.800 garrafas

Enólogo
Susana Esteban

Castas
66% Sémillon e 34% Sauvignon Blanc

Idade das Cepas
5 anos

Fermentação
Cuba inox

Estágio
Inox

Álcool
12,3%

Acidez Total
4,9

Ph
3,18

0 comentários:

Enviar um comentário