quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vinho do Porto Vintage

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

Vinho do Porto Vintage - Dá cor à sua vida

Origem do termo Vintage
Vintage (do francês antigo vendenge - que deriva da palavra latina vindēmia) ou safra refere-se ao vinho produzido com uvas colhidas em determinado ano em que as condições climáticas, de produção e outros fatores que colaboram para que esse vinho tenha uma qualidade excepcional. 

A sua origem vem de uma palavra inglesa que está registada em alguns dicionários nossos. Naquele idioma está atestada desde 14501 , com o sentido de “colheita de uma vinha”, do latim vindemia, formado por vinum mais demere. E esta palavra vem de de - “fora”, mais emere - “tirar”. Em 1746 passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Em linguagem geral, agora significa “algo antigo e bom”, “um clássico”. 

Denominam-se também vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por terem a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos.

Conheça melhor 6 maravilhosos vintages


Fonseca Vintage 2003
Bonita cor profunda com auréola vermelho tijolo. Nariz de boa profundidade, doce e harmonioso, algo espirituoso, rico, toques suaves de chocolate negro e cereja (tomate cereja). 

Vinho harmonioso e elegante, alguma estrutura de qualidade com espantosas notas de especiarias e menta, fruta muito nítida, macio. 

Um Porto Vintage de grande prazer, agora com bons taninos para o levar até a uma idade avançada. Parece mais macio do que o normal. Nariz a fechar. 

Imensa fruta, groselha negra e amora, compotas verdadeiramente intensas com notas de cacau e taninos firmes mas sedosos. Um poderoso vinho do Porto Vintage. Fruta madura de qualidade, boa expressão, cereja, um carácter encantador.


Graham´s Vintage Port 2011
A Graham’s é reconhecida como um produtor de excelentes Vinhos do Porto Vintage. 

Estes vinhos são famosos pelo seu estilo encorpado, concentração e estrutura firme, cuja combinação produz uma longevidade impressionante. Os Vintages da Graham’s obtêm consistentemente as classificações mais elevadas em provas. Cor púrpura escura muito profunda e intensa. 

Os aromas florais de violetas e eucalipto da T.Franca conferem uma elegância especial a este vinho. Palato atractivo e rico em amoras silvestres. 

O vigor puro, o corpo,a complexidade garantem a sua longevidade.



Quinta do Noval Vintage 2007


Cor muito concentrada. 

Um aroma rico, intenso e complexo e sobretudo maduro, con fruto bonito, alguma passa, chocolate, tudo a um nível muito alto. 

Excelente boca, taninos musculados, maduros e macios, muito gordo e cheio, largo, mas com muita frescura num final sedoso e portentoso.



 Dow´s Vintage Port 2007
Os Vinhos do Porto Vintage da Dow’s são produzidos apenas em anos de qualidade excepcional e representam uma pequena parte da produção total da empresa nesse ano. 

Em média, apenas duas ou três vezes em cada década se reúnem condições climáticas suficientemente boas para permitir a produção de um Porto Vintage da Dow’s. 

100 pontos Wine Spectator.

Sabores a frutos abundantes com notas de amoras silvestres maduras conferem elegância e porte. O nariz é intenso e poderoso com notas concentradas de violetas quando jovem, evoluindo para canela e rosa-chá à medida que envelhece. A elevada percentagem de Touriga Franca e Touriga Nacional plantada nas vinhas dá origem à estrutura poderosa e potencial de envelhecimento dos Vinhos do Porto Vintage da Dow’s.





Taylor´s Vintage Port 1994
O inverno de 1993/1994 foi extremamente chuvoso em toda a região. Como resultado, a maioria das vinhas tiveram rendimentos muito baixos. 

Em algumas áreas do Douro, os níveis de produção foram de até menos 75% em relação à média. 

Apesar do início fraco, a época de crescimento foi satisfatória, com tempo cálido e seco, apenas interrompido por poucos e curtos períodos de chuva. 

O Porto Vintage 1994 recebeu 100 pontos do altamente reconhecido James Suckling, que formava parte da equipa da revista Wine Spectator na altura.



Taylor´s Vargellas Vinha Velha Vintage Port 2007
Trata-se de um ‘Vintage de Quinta’, que é feito exactamente da mesma maneira que o Vintage Declarado da Taylor’s, usando exclusivamente as uvas provenientes desta mesma propriedade onde são pisadas. 

O nome Taylor’s é, por si só, uma garantia, independentemente do seu ano. A Taylor’s é proprietária desta magnifica Quinta de Vargellas há mais de um século, que por sua vez, é reconhecida como sendo uma das vinhas de maior renome no mundo. 

Tem a percentagem mais alta de vinhas velhas do que qualquer outra Quinta do Douro, tendo 60% mais de 75 anos. 

Os Vintages da Quinta de Vargellas estão prontos a beber a partir dos 10 anos de armazenamento, mas continuarão a melhorar durante mais ou menos 20 anos quase tantos como os Vintages declarados da Taylor’s.

Estes e muitos outros Vinho do Porto Vintages disponíveis para comprar online em: www.estadoliquido.pt


0 comentários:

Enviar um comentário