segunda-feira, 17 de março de 2014

Barcelos celebra o vinho verde e a casta Loureiro

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

A Cidade do Vinho 2014 pretende pôr em evidência o facto de estarem no concelho algumas das casa produtoras mais antigas e das de maior reconhecimento da região.
Potenciar o vinho como produto de excelência na área do turismo e dar a conhecer as vinhas e os principais produtores, são os propósitos maiores das iniciativas de Barcelos Cidade do Vinho 2014, que decorrerão ao longo do ano. 

Ao vinho, sobretudo da casta Loureiro e produzido na área do concelho, junta-se o galo, um símbolo que se converteu em ícone nacional do turismo, e que assado no forno se converte no emblema maior da gastronomia do concelho. Além da instalação da Casa do Vinho de Barcelos, no centro da cidade, e da criação do Passaporte Cidade do Vinho 2014, a programação prevê visitas técnicas para profissionais, a associação de uma feira de vinhos à mostra de artesanato e a realização no centro da cidade de uma grande festa do vinho, mais vocacionada para as camadas mais jovens da população. 

A iniciativa, que começou em 2009 no concelho de Palmela, é da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e Barcelos sucede agora ao concelho alentejano de Vidigueira, que foi cidade do vinho no ano passado.

Barcelos pretende celebrar também o vinho verde e pôr em evidência o facto de estarem no concelho algumas das casas produtoras mais antigas e das de maior reconhecimento da região. É o caso da Quinta de Santa Maria e do Tamariz, em cuja adega centenária teve lugar a apresentação do programa, e da Quinta de Azevedo, pertencente ao Grupo Sogrape, bem como produtores cuja actividade se conta por séculos de existência, como acontece com a histórica Casa de Paços, que se mantém na mesma família ao longo de 15 gerações e mais de 500 anos.

Outro dos objectivos passa pela afirmação das características diferenciadoras do terroir local dentro da região, designadamente da casta Loureiro, que encontra em Barcelos, nas margens do Cávado, condições ideais para a sua produção. Um concurso exclusivo para vinhos da casta produzidos no concelho é outra das iniciativas programadas.


Artigos Relacionados

O que é o Vinho Verde


in. fugas.publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário