terça-feira, 22 de abril de 2014

Vinho, Quintas e Herdades - Herdade dos Grous: Sinta o Alentejo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Esta semana recomendamos a visita à Herdade dos Grous, para sentir verdadeiramente o Alentejo e os magníficos vinhos que são produzidos nesta Herdade e enviados para todo o Mundo.

Como é normal, a visita começa na sua garrafeira preferida www.estadoliquido.pt onde encontra uma loja online completa e de fácil utilização. Claro, que se pretende um atendimento pessoal personalizado, irá encontrar profissionais experientes, que prestam todo o apoio na escolha dos produtos mais indicados para si, entre as mais de 2.500 referências disponíveis num espaço com mais de 1.200 m2. 

De seguida, partimos para a Herdade.

Herdade dos Grous 

No centro da impressionante paisagem alentejana e área de nidificação do Grou comum encontra-se a Herdade dos Grous, do grupo Vila Vita Hotels. Durante o percurso até lá podem ser observadas nos montes pitorescas vilas brancas, muitas vezes rodeadas por muralhas, lembrança dos tempos amargos de batalha contra os mouros.
A "Herdade dos Grous" é uma propriedade de 793 hectares e constitui um espaço calmo para relaxar e saborear a natureza. Nesta herdade de exploração vinícola e agroturística, com características únicas no coração do Alentejo, a apenas 17 quilómetros de distância de Beja (no sentido de Lisboa), numa sequência sucessiva de olivais, florestas de sobreiros e vinhas, não é de surpreender que aqui encontremos a produção de um dos vinhos portugueses mais premiados.
Os fabulosos jardins, uma "infinity pool" com vista para o lago artificial de 98 hectares, os antigos olivais e os laranjais carregados de frutos atestam a qualidade fértil desta paisagem singular. Este é um espaço de pura descontração, serenidade e afastamento da vida quotidiana.

Os 24 alojamentos, com elegante decoração regional e lareira, proporcionam-lhe o refúgio perfeito para alguns dias de relaxamento. O ambiente rural convida a passeios a dois, encontre assim a singularidade e romantismo de um passeio a dois na ponte sobre o lago, onde não faltam ninhos de grous e cegonhas.
Aqui, os visitantes também podem aprender tudo sobre a criação de cavalos, produção de azeite, agricultura biológica e elaboração de vinhos de mesa de primeira categoria como, por exemplo, o vinho tinto selecionado da casa, premiado como o melhor vinho tinto da região alentejana no ano de 2004.
Para encomendar online vinho da Herdade e o receber comodamente na sua casa, clique Aqui

Alguns dos vinhos disponíveis

Herdade dos Grous Branco 2013
Castas: Antão Vaz (50%); Arinto (30%) e Roupeiro (20%)
Álcool: 13,5 % Vol. 
Acidez Volátil: 0,40 g/l 
Acidez total: 4,5 g/l 
pH: 3,40

Intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e parcela para a produção de excelente qualidade de fruta. Aplicação de um limite máximo de produção por cepa através de monda de cachos. Toda a colheita é cuidadosamente seleccionada e transportada em caixas de 25 Kg até à adega. 

Cor verde dourada. Aroma exuberante a frutos tropicais. Sabor rico em fruta, fino, elegante e com bom equilíbrio de acidez. Deve ser servido a uma temperatura de 8 - 10ºC Acompanha na perfeição pratos ricos de peixe e mariscos.



Herdade dos Grous Branco Reserva 2012
Castas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier 
Antão Vaz, casta mais tardia, foi vindimada a 10 de Setembro ao contrário do Viognier e do Verdelho que foram colhidos a 27 e 29 de Setembro respectivamente. Intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e parcela para a produção de excelente qualidade de fruta. Aplicação de um limite máximo de produção por cepa através de monda de cachos. toda a colheita é cuidadosamente seleccionada e trasnsportada em caixas de 25Kg até a adega.

Cor dourada. Aroma de fruta que sugere pêssego e lima bem integrado com notas de baunilha provenientes da madeira onde fermentou. Sabor rico em fruta, fino, mineral e com bom volume de boca. Deve ser servido a uma temperatura de 10-12ºC. 

Acompanha pratos ricos de peixe e carnes brancas




Herdade dos Grous Tinto 2011
Um vinho da Herdade dos Grous que assumiu a missão de produzir grandes vinhos através da excelência técnica, agricola e empresarial. Está situada no baixo Alentejo, em Albernôa, onde tem as suas vinhas e uma moderna e eficiente adega. Tem produzido vinhos que são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Este Herdade dos Grous Tinto é um desses excepcionais vinhos.

Cor intensa, de grande concentração, no nariz perfilam-se os frutos maduros bem combinados com diversas especiarias provenientes do estágio em madeira, bom volume de boca, taninos redondos, paladar cheio de fruta e leves notas achocolatadas, o final é persistente e médio/longo. 

Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC. Ideal para pratos de cozinha mediterrânica. Uma escolha recomendada.




Herdade dos Grous 23 Barricas 2012
Elegante o Herdade dos Grous 23 Barricas é venerado pela sua graça e beleza e pelas suas árduas migrações de longa distância. 

Nesta colheita após estágio de 12 meses de carvalho Francês seleccionaram 23 barricas de Syrah e Touriga Nacional para a criação deste vinho de perfil elegante, fresco e delicado. Um vinho criado à semelhança do Grou. 

Cor granada profunda. Aroma complexo proveniente do estágio em madeira. Sabor rico, profundo, de perfil elegante e final prolongado. 

Ideal para pratos sofisticados de cozinha mediterrânica.

Deve ser servido à temperatura de 16º a 18ºC.




Herdade dos Grous Moon Harvested
Herdade dos Grous Moon Harvested tem uma cor densa e muito carregada, o nariz mostra complexidade, sobressaindo os frutos silvestres bem maduros, alguma compota e um leve mas elegante toque abaunilhado, na boca é um vinho encorpado e volumoso, com taninos elegantes.

O paladar é frutado, delicadamente alicorado mostra ainda especiarias e uma ligeira sensação a café, tem um final longo e agradavelmente persistente.

Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC. 

Ideal para pratos ricos de carnes vermelhas.
Herdade dos Grous Reserva Tinto 2010
Este Herdade dos Grous foi criado a partir de 3 castas que foram vidimadas em diferentes alturas de modo a atingir o equilíbrio desejado para este reserva. Alicante Bouschet a 2 de Outubro com perfeita maturação fenólica e de açúcares; Tinta Miúda a 28 de Setembro que se apresenta perfeita a nível de maturação e preservando uma notável acidez e frescura; Touriga Nacional a 26 de Setembro que evidenciava para além de todo o equilíbrio de maturação um perfil aromático muito intenso e característico da casta logo nos primeiros dias de fermentação.

Cor granada viva profunda. Aroma complexo de fruta madura bem integrado com a madeira proveniente do estágio em barrica. Sabor rico em fruta, muito concentrado, final prolongado. Estrutura de taninos firme e uma boa acidez lhe permitirá uma boa e longa evolução em garrafa. Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC. 

Ideal para pratos ricos de carnes vermelhas e caça.



Vinho colheita tardia da Região do Alentejo. Utiliza na sua produção a Casta Petit Manseng. 
Capacidade da Garrafa: 0,375
A cor é dourada. No aroma é complexo, com notas de goiaba, mel e passas. Rico e volumoso, boa frescura e final persistente. 
Parceiro ideal para foie gras, sobremesas ricas ou queijos intensos. 
Deve ser servido a uma temperatura de 10ºC.

0 comentários:

Enviar um comentário