terça-feira, 13 de maio de 2014

A Maior Adega do Mundo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Túneis de Cricova
Nos dias de hoje, 1,3 milhões de garrafas de mais de 600 marcas (incluindo aí vinhos e licores) estão nos inúmeros corredores, que chegam a ter 7,5 metros de largura e 3,5 de altura, com profundidades que variam de 35 a 80 metros. Essas características mantêm o ambiente numa temperatura constante entre 12 e 14°C e com humidade de 97 a 98%. Os túneis são tão grandes que podem comportar carros e é possível conduzir pelas "ruas", que possuem nomes das diversas variedades de uva. Mas, além de servir de guarda a vinhos, os túneis têm inúmeros "ambientes", com salas de degustação, de reunião, de jantar, em diferentes estilos arquitectónicos e de decoração.

Em 1954, foi fundada a Cricova Oenotec, empresa vitivinícola moldava que usa cerca de 60 quilómetros dessas minas para os seus próprios vinhos. Durante o regime soviético, os túneis de Cricova ficaram fechados para o público e apenas delegações de políticos e celebridades, como os presidentes Mikhail Gorbachev e o astronauta Iuri Gagarin, tinham acesso. Por aquelas bandas é normal ouvir (não se sabe se corresponde á verdade) que Gagarin, primeiro homem orbitar a terra, em 1961, visitou a adega em 1966 e só saiu dois dias depois (e com ajuda). Em 1967, a colecção de vinhos de Cricova foi considerada um símbolo da república socialista.
Mais recentemente, em 2007, quando comemorou 50 anos, o presidente russo Vladimir Putin também esteve nas caves da Cricova para celebrar. Curiosamente, os túneis continuam a aumentar, pois ainda hoje há escavações em algumas partes para a obtenção de calcário. Aliás, as primeiras escavações datam do século XV e começaram exactamente para obter cal para a construção da cidade de Chisinau.

Ainda Maior?
Não muito longe de Cricova, ainda na Moldávia, outra adega alega ser a maior do mundo. A vinícola Milestii Mici diz ter cerca de 200 quilómetros de túneis subterrâneos que servem para a guarda de vinhos, porém "apenas" 50 são usados para esse fim. Assim como a sua "concorrente", essa cave antes era usada como mina de cal. Em Agosto de 2005, o Guinness Book, atestou que Milestii Mici possui a maior colecção de vinhos do mundo, com mais de dois milhões de garrafas em stock.


Impressionante...

0 comentários:

Enviar um comentário