quinta-feira, 28 de agosto de 2014

5 Vinhos Rosés para o verão - Qualidade vs Valor

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Os vinhos Rosés são elaborados a partir de castas tintas e através de um processo especial de fermentação. O Rosé pode ser definido pela cor, como um tipo de intermédio entre o vinho branco e o tinto, ou seja, entre o vinho obtido com maceração e vinho obtido sem maceração. O seu sabor resulta do equilíbrio entre as características do vinho branco (a leveza e suavidade) e do vinho tinto (sobressaem aromas a frutos, especialmente os vermelhos).

Sugestões


 Quinta da Alorna 

Castas: Touriga Nacional. 

Vinificação: As uvas desengaçadas permanecem em contacto pelicular durante 8 a 12 horas, após a sangria das uvas inicia-se a fermentação com temperatura controlada a 12ºC.

Cor: Rosada e intensa. 

Aroma: Muito frutado marcado pela groselha, framboesa e morango. 

Prova: Intenso e persistente confirmando as notas aromáticas. Final de Boca: Muito suave e agradável. Gastronomia: 

Servir à temperatura de 10-12ºC. 

Acompanha bem entradas, pastas, saladas e sushi.





 Esporão Assobio

O alargamento da gama Assobio, que deve o seu nome ao sopro que se ouve nas vinhas mais altas, vem comprovar a versatilidade e o potencial da Quinta dos Murças na produção de vinhos de excelente qualidade e carácter. 

Da responsabilidade de David Baverstock e Sandra Alves, foi concebido para expressar o potencial das castas tradicionais do Douro, respeitando a tradição vitivinícola da região e adicionando-lhe a abordagem inovadora da equipa de enologia da quinta.

O Assobio Rosé 2013 combina as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Francisca que revelam uma excelente harmonização e lhe conferem um perfil singular. 

Sedutor na cor e no aroma a fruta fresca, com apontamentos de cerejas pretas, este vinho apresenta-se fresco, equilibrado e persistente.







Beyra 
Uvas com origem em vinhas plantadas no planalto da Beira Interior, a uma altitude média de 700 metros, maioritariamente em solos de xisto. As vinhas estão plantadas exclusivamente com a casta Tinta Roriz (Tempranillo) perfeitamente adaptada ao clima rústico provocado pela altitude. 

Uvas colhidas à mão, recepção com desengace total e esmagamento de imediato, com contacto pelicular durente um curto periodo. Fermentação entre os 16 - 17ºC com leveduras indígenas. 

Estágio durante 4 meses em cubas de aço inox até ao engarrafamento. 

Aroma intenso de frutos vermelhos, cerejas, framboesas e morangos, com discretas nuances de frutos tropicais. 

Suave, com corpo médio que lhe dá uma grande aptidão gastronómica. 

Ideal só como aperitivo ou com pratos da cozinha mediterrânica em geral.





 Quinta do Rol - Pinot Noir

Esta casta, originária da Borgonha francesa, é provavelmente a mais afamada, reputada e venerada casta mundial. Proporciona vinhos de finura e delicadeza sem paralelo.

Casta particularmente exigente tanto na vinha como na vinificação, encontra na Quinta do Rol condições sem paralelo para a sua produção.

De cor rosada, apresenta–se frutado no aroma, com sugestões de amora, morango e framboesa, acompanhadas de algum rebuçado.

Na boca, apresenta – se fresco e vivo, cheio de fruto, sabor, bem estruturado e prolongado.

Deve ser servido frio, sendo companhias perfeitas para este vinho saladas, peixes e mariscos.





Valle Pradinhos

Vinificação: Desengace total seguido de ligeiro esmagamento dos bagos. Maceração pelicular. Defecação estática. Fermentação a baixa temperatura em cuba inox seguida de estágio sobre borras finas até finais de Fevereiro. Ligeira filtração e estabilização pelo frio antes do engarrafamento.

Castas: Touriga Nacional e Tinta Roriz (Tempranillo).

Cor: Cereja brilhante.

Aroma: Jovem, com excelente intensidade e complexidade onde sobressaem os frutos vermelhos silvestres maduros (morango e framboesa) e os frutos de árvore (cereja madura), além de ligeiras notas florais (flores de Primavera).

Paladar: Macio, cremoso, com acidez refrescante e final persistente.


Veja todos os vinhos rosés disponíveis para entregas em *24 horas
www.estadoliquido/ Vinhos Rosés

*Peça mais informações pelo email: online@estadoliquido.pt 


0 comentários:

Enviar um comentário