segunda-feira, 31 de março de 2014

Paixão por vinho faz pais darem nomes de Syrah Luiza, João Malbec e Natasha Chardonnay aos filhos

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Há quem seja completamente apaixonado por vinho e capaz de dedicar a vida à cultura dessa bebida milenar. Para um casal de São José dos Campos (São Paulo) essa paixão pelo vinho é tão grande que levou Isabella Franco, 35 anos, e Lucas Lacaz Ruiz, 47 anos, a baptizarem os seus filhos com nomes de  variedades de uva: Syrah Luiza, João Malbec e Natasha Chardonnay. 

A complicação veio no momento do registo dos nomes em cartório, especialmente no caso de Syrah Luiza, pois foi preciso pedir autorização judicial, já que o cartório se recusou a fazer o registo alegando que tal nome era incomum e não poderia ser considerado nome próprio.


in. revistaadega.uol.com.br

Cachaça - Aproveitar o Mundial para se revitalizar

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Disponível em todo o Mundo e com cerca de 30% do mercado no Brasil, a cachaça 51 tenta combater o menor consumo no Brasil, dado que os consumidores Brasileiros voltaram-se mais para os espirituosos internacionais. O objectivo desta renovação é satisfazer os consumidores e principalmente conquistar novos consumidores, para isso a aposta num novo design, que transmite mais alegria, versatilidade, diversidade, personalidade e inovação, afirmou Darleiz Barbosa, gerente de exportação para Cia Muller.

Enquanto isso, a Pitú Do Brasil também lançou uma garrafa de edição limitada com um design colorido e vibrante.

Cachaça em Portugal

Um Tinto Francês generoso e equilibrado

BY Estado Liquido - Wines & Spirits No comments


Chanson Clos des Marconnets Premier Cru 2005 Tinto 

Colheita foi feita nos primeiros dias de Setembro, depois de um seco e muito quente verão. 

Estagiou em cascos de madeira durante 15 meses. 

É um vinho que apresenta uma bonita cor Ruby, intensos aromas a frutos vermelhos maduros, onde se nota bem a cereja, misturados com nuances picantes e com um toque de baunilha. 

Generoso, denso e bem equilibrado, notas subtis de carvalho e com um delicioso final. 

Recomendado para acompanhar carne vermelha, grelhados e queijos.


Encomendar



sexta-feira, 28 de março de 2014

Vinho e Espirituosos - As fotografias que marcaram a semana

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

A semana em revista. Veja em fotografias os principais acontecimentos sobre vinho e espirituosos publicados esta semana. 

Esta semana começamos a saber mais sobre os rótulos dos vinhos e a saber como ser certificado em vinhos. Seguimos viagem para voltar a degustar um persistente vinhas velhas que se mostra surpreendente a cada prova. Após esta prova, fomos conhecer os melhores eventos de bebidas espirituosas em toda a Europa. 

Como estamos constantemente a aprender e inovar, nada melhor que colocar os aromas do vinho de forma visual, mas, nunca esquecendo a reciclagem de todas as rolhas de cortiça dos vinhos provados, apresentámos algumas das melhores sugestões de reciclagem, usando apenas as rolhas de cortiça. 

Porque se um bom vinho e boa comida é importante, o azeite utilizado no tempero potencia igualmente um diferencial de qualidade, fomos então saber o que se espera das produções num futuro próximo. 

Provando de novo um grande vinho, neste caso um vinho superior, juntamos também a melhor selecção dos copos a acompanhar as provas, tudo isto enquanto assistíamos ao debate entre as destilarias do Tennessee Whisky. Alheios a esta discussão, estavam os organizadores do Gin Masters 2014 que começa já em Junho.

Oliveiras portuguesas vão dar-se bem com subida da temperatura



Vinho - Aprenda mais e obtenha um certificado



Vinho - Guia de consulta sobre o copo ideal



Veja (sim, veja) os aromas do vinho dentro do copo



Rolha de Cortiça - 12 Ideias para Reutilização



Gin Masters 2014



Menções obrigatórias e menções facultativas nos rótulos do vinho



Tennessee Whisky - A controvérsia entre as destilarias



Um Vinho Tinto Superior



Um Magnifico e Persistente Vinhas Velhas Tinto



Os 8 melhores eventos de bebidas espirituosas do Mundo




Gin Masters 2014

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


PT
É já em Junho que será realizado o Gin Masters 2014, onde se incluirá um júri de luxo que irá encontrar os premiados através de uma prova cega. Serão premiados igualmente os melhores gins pelas categorias de região, idade, design e embalagem.

Mais informação:
Daisy Jones
Unit 122, 30 Great Guildford Street, 
London SE1 0HS, United Kingdom

EN
In June 2014 The Spirits Business will stage The Gin Masters in a drive to find and reward the finest brands on the world stage. A panel of leading spirits and on-trade specialists will discover The Gin Masters of 2014 in a blind tasting. Excellence will be recognised in category, region, age and design & packaging.

More information
Daisy Jones
The Spirits Business, 
Unit 122, 30 Great Guildford Street, 
London SE1 0HS, United Kingdom


Artigos relacionados:
Aprender a fazer um Gin Tónico perfeito
Competição Gin Bloom só para senhoras
Gin Tónico Novidade...Em Gelado



Tennessee Whisky - A controvérsia entre as destilarias

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments


A adopção de uma nova lei controversa que permite a reutilização de barris na produção de Tennessee whisky foi adiada para dar à indústria a oportunidade de expressar as suas opiniões. 

No Tennessee foi votado no dia 25 de Março para ser enviado um projecto de lei que regula os métodos de produção de "Tennessee whisky" a uma comissão de estudo já neste verão. A discussão sobre o assunto foi aumentando nas últimas semanas, desde que o grupo de bebidas britânico (Diageo) sugeriu a possibilidade de se poder usar barricas de carvalho americano, já utilizadas anteriormente para o Bourbon. 

Brown-Forman, produtor de "Tennessee Whisky Jack Daniel" no ano passado apoiou a introdução dos regulamentos de whisky do Tennessee, que, como o Bourbon, requeria que o whisky fosse feito a partir de pelo menos 51% de milho, envelhecido em novos barris de carvalho carbonizados numa prova de entrada de 62,5 %. 


Mas a lei também exige "Tennessee whisky" a ser produzido e amadurecido no interior do Estado e passam por um processo de filtragem de carvão - uma característica chave de Jack Daniel. A Diageo, que produz o seu próprio whisky Tennessee afirmou por George Dickel que a lei, tal como está "sufoca a concorrência", não permitindo que os destiladores mais pequenos possam experimentar com diferentes barricas usadas. Acrescentou ainda que "a micro destilaria, produtos inovadores e novas gerações de destiladores só beneficia o mercado".


Vamos ver no que vai dar...

in.spiritsbussines

quinta-feira, 27 de março de 2014

Um Vinho Tinto Superior

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Crasto Superior Tinto 2011


Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão e Vinhas Velhas (vinhas antigas com um número elevado de castas diferentes – cerca de 30). 

Sistematização do terreno: Patamares de 1 e 2 bardos e vinha ao alto 

Exposição: Nascente/Sul Solo: Xisto 

Tecnologia de Vinificação: As uvas, provenientes da nossa Quinta da Cabreira no Douro Superior, foram transportadas em caixas de plástico alimentar e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após um desengace total e um ligeiro esmagamento, o mosto foi transferido para cubas de fermentação em aço inox com temperatura controlada.

Notas de Prova: Ataque fresco, evoluindo em grande harmonia para um volume compacto, composto por taninos maduros e firmes. Boa sensação de frescura aromática, com notas de excelente complexidade que lembram frutos silvestres do Douro, esteva e cacau. O conjunto proporciona um final agradável e de excelente persistência.

Vinho - Guia de consulta sobre o copo ideal

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

A escolha de um bom vinho revela-se essencial para a realização de umas boas provas. Mas não menos importante é a sua apresentação e degustação no copo ideal, de forma a desfrutar de todo o prazer que um bom vinho proporciona. E acreditem que o copo ideal ajuda a marcar a diferença...

Um manual de consulta rápida e simples, do tipo de copo ideal consoante a bebida escolhida...


Oliveiras portuguesas vão dar-se bem com subida da temperatura abaixo dos dois graus

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Estudo projecta os efeitos das alterações climáticas nas oliveiras da bacia mediterrânica até 2050, para um cenário em que a temperatura do ar aumentará até 1,8 graus Celsius de média anual. À primeira vista, Portugal sairá beneficiado.

Que impactos terão as alterações climáticas nas oliveiras da bacia mediterrânica, onde actualmente se produz 97% das azeitonas de todo o mundo? Uma equipa de cientistas italianos foi à procura de uma resposta, incluindo pela primeira vez a interacção entre a cultura da oliveira e um dos seus principais inimigos, a praga da mosca-da-azeitona, num mundo sujeito a alterações do clima. 

Resultado: até 2050, com uma subida da temperatura média anual da temperatura até 1,8 graus Celsius face à medida da década 1960, Portugal e Espanha estarão no lote dos países em que a produção de azeitona conhecerá um aumento.

In. publico.pt

quarta-feira, 26 de março de 2014

Rolha de Cortiça - 12 Ideias para Reutilização

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Uma rolha é um objecto utilizado para a retenção de líquidos e/ou gases em recipientes.
Tradicionalmente os recipientes são garrafas de vidro. Hoje, existe alguma confusão entre a palavra ‘rolha’ (feita de cortiça), e a palavra ‘tampa’ (feita de plástico ou metal).
Existe quem defenda a continuação da utilização de rolhas de cortiça nos vinhos e quem se oponha (qual a sua opinião?)
A cortiça é extraída da casca do sobreiro, que só pode ser retirada quando a árvore atinge 25-30 anos de crescimento e após essa primeira extracção, só é depois efectuada a cada 9 anos. Portugal é o maior fabricante de cortiça do mundo (51%) , devido à quantidade de sobreiros existentes no Alentejo.

Sendo que quando abrimos uma garrafa de vinho normalmente a rolha é colocada no lixo, ficam 12 belas sugestões para reutilização das mesmas...Original, funcional e diferente...














Veja (sim, veja) os aromas do vinho dentro do copo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Veja de forma gráfica os principais "aromas" de várias castas. Uma forma descontraída e simples, de muito fácil percepção que poderá imprimir e utilizar como cábula de bolso ou decoração. Dentro de cada copo está os principais "aromas", será que é capaz de desvendar quais são?

Diga-nos quais conseguiu desvendar e qual o mais apelativo para si...
 














terça-feira, 25 de março de 2014

Os 8 melhores eventos de bebidas espirituosas do Mundo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

De Londres a Las Vegas, de Moscovo a Nova York, do Rio de Janeiro a Madrid, o Mundo está cheio de eventos, seminários, masterclasses, shows em Pubs, Bares e Discotecas que permitem que as marcas apresentem e divulguem os seus produtos, novas tendências, que os bartenders desenvolvam as suas competências e apresentem as suas bebidas de autor, além claro, de oferecerem um espectáculo fenomenal ao público em geral.

Saiba mais sobre alguns destes shows que são considerados por muitos como os mais espectaculares do Mundo (se conhecer outros, diga-nos).


Tales of the Cocktail reúne uma comunidade internacional para cinco dias de partilha de conhecimento sobre as últimas tendências. É um dos mais espectaculares espectáculos do Mundo dedicado em exclusivo aos Cocktails. 
Este Show em New Orleans vai já na sua 12ª edição e um dos pontos altos é a escolha dos melhores bares do ano, melhores bartenders, melhor especialista em cocktail e melhores escritores sobre espirituosos. Tales of the Cocktail deste ano será entre 16 e 20 de Julho.



Este ano será a 7ª edição do Boutique Bar Show, um dos mais populares no Reino Unido, será realizado em Londres, Manchester e Edimburgo. Promove principalmente as marcas Premium e novas marcas no mercado, servindo de lançamento a novos espirituosos da gama Premium.
Este ano será realizado em Manchester no dia 7 de maio, em Londres nos dias 16 e 17 de Setembro e em Edimburgo a 21 de Outubro.




Top Shelf Boutique Drinks Festival acolhe os consumidores e membros da indústria do sector, apresentando sempre as últimas novidades em cocktail. Com uma excelente oferta de bares e restaurantes a todos os visitantes, que podem degustar gratuitamente de bebidas de luxo e artesanais, além de assistir a palestras e apresentações.
O evento este ano foi realizado no Edifício da Exposição Real de Melbourne em 9 e10 de Fevereiro.



MICS - ou Mónaco Internacional Clubbing Show - oferece três dias de negócios e com excelentes festas à noite. No seu quinto ano, o show oferece uma grande variedade de expositores de inúmeras bebidas e uma forte componente de design, moda, som e iluminação, tudo para atrair grandes players da indústria. O MICS DJ Festival, que funciona ao lado da feira, apresenta sempre alguns dos nomes mais badalados da música. MICS deste ano terá lugar de 12 a de 14 Novembro.



Cocktail Week Londres já vai no seu 4º ano consecutivo, destinado a profissionais e publico em geral, tem como principais atracções durante os 7 dias do evento, as Master Classes, descontos nas bebidas e passeios nos antigos "bus" com 2 andares de Londres, onde são distribuídas as pulseiras que permitem usufruir dos descontos em mais de 150 bares.
Este ano o evento decorre entre 6 e 12 de Outubro.



Bar Convent Berlin (BCB) é um dos shows mais ansiosamente aguardados na Europa, acolhendo milhares de visitantes de todo o mundo. Organizado pela equipa da revista Mixology, o evento vê membros comerciais participar numa infinidade de provas, painéis de discussão, seminários e palestras. Enquanto o evento lançado em 2007 como um pequeno simpósio com 16 expositores e 1.000 visitantes, desde então tem crescido para incluir centenas de marcas líderes, palestras de alguns dos membros mais importantes da indústria e milhares de participantes. A mostra deste ano retornará à Estação de Berlim Gleisdreick - uma estação ferroviária com 140 anos de idade - Decorrerá nos dias 7 e 8 de Outubro.



O Clássico Manhattan Cocktail é uma celebração anual do cocktail e da cultura. Realizado em quatro dias e em dois bairros, o evento é uma combinação de uma extensa conferência de comércio, masterclasses cocktail e seminários, bem como "brainstormings" sobre cultura e história do cocktail. Foi lançado pela primeira vez por um grupo de 13 pessoas, proprietários de bares, escritores, professores, críticos, consultores e embaixadores. Este ano, o Clássico Manhattan Cocktail terá lugar de 9 a 13 de Maio.



Madrid Mix & Shake convida distribuidores, empresas de caterings, retalhistas, profissionais e amadores de cocktails para aprender sobre as últimas tendências em mixologia e bebidas espirituosas. Os organizadores afirmam que o evento dá aos participantes a oportunidade de conhecer, debater, ensinar e compartilhar conhecimentos sobre cocktail bartending. 
Este ano, o evento Mix & Shake terá lugar dos dias 8 a 10 de Abril.


Um Magnifico e Persistente Vinhas Velhas Tinto

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments



Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Amarela, Sousão. 

Álcool: 15% vol 
PH: 3,73 
Acidez Total: 5,0 g/l 
Açúcar Residual: 2,8 g/l

Foi feito em lagares de granito com as castas Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Amarela e Sousão. 

Depois da fermentação passou 12 meses em barricas novas de carvalho francês. 

Mostra aroma de frutos vermelhos maduros, amparados, discretamente, pela suave baunilha da madeira de carvalho. Consistente na boca, denso, com fruto de qualidade, notas de fruta vermelha e final longo e persistente. 

Encomendar

segunda-feira, 24 de março de 2014

Vinho - Aprenda mais e obtenha um certificado

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments


Curso Wine & Spirit Education Trust

É um curso com reconhecimento internacional e tem como objectivo proporcionar conhecimentos básicos e aquisição de capacidades teóricas e práticas para quem consome, vende, promove ou serve vinho.

Neste curso se adquire uma preparação base para um melhor atendimento aos clientes (restauração, hotelaria, lojas de vinhos, etc) e também fornece ferramentas a quem já é profissional do sector para se adaptar às novas exigências dos consumidores.

De igual modo, o curso é bastante útil a todos os entusiastas do vinho que queiram conhecer de uma forma estruturada o estilo dos vinhos, o serviço e a forma de os guardar e, ainda, através de exercícios práticos entender os fundamentos da harmonização do vinho com a comida.

A frequência deste curso possibilita a realização dum exame oficial que oferece a possibilidade de obter um certificado internacional, reconhecido em mais de 20 países e aceite em mercados tão importantes como os Estados Unidos e o Reino Unido, onde, aliás, se converteu num requisito indispensável para trabalhar na indústria do vinho.

Em Portugal ainda não é necessário/pedido qualquer certificado, mas com a evolução da exigência dos consumidores, pode não estar longe...

Como em todos os ramos de actividade, não é essencial, nem fundamental, nem obrigatório ter o diploma, mas é uma boa ajuda, principalmente numa fase inicial. E como é normal, quanto mais sabemos sobre um assunto, mais perguntas temos, então vamos perguntar a alguém com mais conhecimentos do que nos...


Para se certificar: academiadovinho.com.pt

photo. Andrea Robinson - written four top-selling wine and food books

Menções obrigatórias e menções facultativas nos rótulos do vinho

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments



As menções obrigatórias, devem constar agrupadas no mesmo campo visual, à excepção das menções relativas ao lote e presença de sulfitos. E as menções obrigatórias são:

Marca

Nominativa ou figurativa, é o nome comercial do vinho.

Indicação de Proveniência

No rótulo deve constar a região a que pertence o vinho.
Se a designação for “Denominação de Origem Controlada” (DOC), deverá constar a região a que pertence, por exemplo, DOC Douro.
Se a designação for “Vinho regional”, deverá  apresentar no rótulo a região a que pertence, por exemplo, Vinho Regional Minho.
No caso da designação ser “Vinho”, deve constar: “Produto de Portugal”, “Vinho de Portugal”, “Produzido em Portugal”.

Referência do Produtor/Engarrafador

Faz-se menção ao produtor, engarrafador ou vendedor, bem como o município (ou parte deste), e o país onde se encontra a sua sede.

Volume Nominal

O volume nominal é a quantidade de vinho contida no recipiente. É expresso em litros, centilitros ou mililitros. As garrafas standard têm um volume nominal de 0,75 L, 75 cl ou 750 ml.

Teor alcoólico

Quantidade de álcool etílico que o vinho contém, expressa em percentagem de volume (% vol). A diferença entre o teor alcoólico indicado na rotulagem e o determinado por análise não pode exceder 0,5 % vol.

Referência ao lote

O lote representa um conjunto de unidades de venda de um produto, acondicionado em circunstâncias praticamente idênticas. O número de lote deve ser precedido da letra maiúscula “L”, e permite identificar o vinho e a sua origem (fator importante para garantir a rastreabilidade do produto). Apesar de ser obrigatória, esta informação pode figurar fora do rótulo principal, onde constam as outras menções obrigatórias. Exemplo: Pode constar no contra-rótulo.

Sulfitos

É obrigatória a indicação dos sulfitos quando presente em concentrações superiores a 10 mg/kg ou 10 mg/l expressos em SO2, através de uma das expressões: "Contém anidrido sulfuroso", ou "Contém sulfitos", ou "Contém dióxido de enxofre".
Apesar de ser obrigatória, esta informação pode figurar fora do rótulo principal, onde constam as outras menções obrigatórias. Exemplo: Pode constar no contra-rótulo.

Menções facultativas
A rotulagem dos vinhos pode ainda ser complementada com informação adicional, com o objetivo de dar a conhecer ao consumidor, um pouco mais do produto. A esta informação complementar dá-se o nome de menções facultativas, e são elas:

Ano de colheita

Quando consta, significa que pelo menos 85% do vinho provém de uvas colhidas no ano indicado.

Tipo de vinho

Menção facultativa, mas importante. Um vinho pode ser tinto, branco ou ainda rosé. Pode ainda constar no rótulo o tipo de vinho, relativamente ao grau de açúcar: seco, meio-seco, meio-doce ou doce.

Castas utilizadas

Se o vinho for produzido com, no mínimo 85% de uvas pertencentes a uma só casta, pode dizer-se também que o vinho é monocasta ou varietal.

Consumo e conservação

Apesar de não serem obrigatórias, estas informações podem ser bastante úteis. Alguns rótulos incluem ainda informações sobre as características do vinho, sugestões de pratos de acompanhamento mais adequados, a temperatura de serviço ou a necessidade de decantação.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Vinho e Espirituosos - As fotografias que marcaram a semana

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

A semana em revista. Veja em fotografias os principais acontecimentos sobre vinho e espirituosos publicados esta semana. 

Passamos por Barcelos para celebrar o vinho verde e a casta Loureiro, fomos ao Côa degustar um néctar elegante e com notas de "liquorice", aproveitamos e comprámos uma prenda para celebrar o dia do Pai, ficamos a saber qual o nível de álcool preferido dos consumidores, viajamos até Espanha para conhecer melhor os vinhos lá produzidos, aproveitamos e no regresso fomos provar chocolates de vinho, acompanhado com um dos melhores Vinho do Porto enquanto descobrimos mais sobre as estatísticas de consumo e preferências das mulheres em relação ao vinho. Terminamos com descontracção a visualizar os 10 mais populares vídeos promocionais de bebidas espirituosas.

As Mulheres e o Vinho



Barcelos celebra o vinho verde e a casta Loureiro




Pesquisa revela preferência do consumidor quanto ao nível de álcool dos vinhos




Os 10 Vídeos de Espirituosos Mais Populares do Mundo




Chocolates à base de vinho




Saber mais sobre o vinho de Espanha




Sandeman Porto Tawny 40 Years Old




Quinta Do Côa Tinto 2011




ZEST by Gin Lovers – a primeira revista dedicada ao Gin




Gin e Kit de preparação para o dia do Pai