quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cartuxa Reserva Tinto com Estojo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

O Vinho
Cartuxa Reserva Tinto é produzido a partir das castas criteriosamente seleccionadas, Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro e Alicante Bouschet, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida. Quando as uvas atingem o estado de maturação ideal, são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico com desengace total e ligeiro esmagamento. 

Em seguida, as uvas são fermentadas separadamente, em cubas de inox, à temperatura de 27ºC, a que se segue maceração de 26 dias. 

Estagio
Durante 15 meses em barricas novas de carvalho francês e 18 meses em garrafa.

A Prova
Com estágio em madeira de carvalho, são vinhos com boa estrutura, elegantes e que combinam os aromas das castas utilizadas a um sabor persistente e complexo. 

Conclusão
Cartuxa reserva tinto é um vinho de grande qualidade, que irá ajudar a tornar única a sua ceia de Natal.

Comprar ou Presentear
estadoliquido.pt / Cartuxa Reserva Tinto c/ Magnifico Estojo

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Esporão 4 Castas Reserva 2012 - Especial Natal

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

Esporão 4 Castas Reserva 2012

Castas
Touriga Franca, Tinta Míuda, Cabernet, Sauvignon e Alicante Bouschet.

Idade das Vinhas
15 anos. 

Filosofia
O desafio para os enólogos de encontrar quatro castas que neste ano apresentam a maior empatia e em conjunto produzem um perfil de vinho complexo e distinto. 

Ano de Colheita
Ano de pouca chuva, de Primavera e Verão frescos, 2012 proporcionou condições favoráveis para os nossos vinhos tintos, com produções baixas mas de alta qualidade, resultando numa boa concentração das uvas e vinhos intensos e equilibrados.  

Estágio
Estagiou durante 6 meses em barricas de carvalho americano e francês, seguidos de mais 6 meses em garrafa antes de ir para o mercado.


Notas de Prova
Aspecto límpido, cor viva e concentrada. No aroma predominam os frutos vermelhos da Touriga Franca e as especiarias da Tinta Míuda. No palato o Cabernet Sauvignon atribuiu estrutura e elegância, e o Alicante Bouschet concedeu intensidade e equilíbrio.


O Polvo como companhia perfeita
Além do Bacalhau, um dos pratos da ceia de Natal em Portugal, no Douro, Minho e Açores, é o polvo. Atualmente, essa tradição de servir polvo guisado começa a estar na ceia de Natal de muitas famílias portuguesas. 

>>Polvo Guisado <<
Coza o polvo numa panela de pressão com uma cebola.
Faça um refogado e depois junte o polvo já cozido e cortado em pedaços, junte o tomate e deixe cozer 10 minutos. Depois regue com vinho branco e junte salsa e alho e deixe em lume brando. 


Finalize com vinho do Porto, não deixe ferver mais de 30 segundos. 


Encomende hoje na nossa loja on-line e receba o vinho para este fim de semana! 

Veja aqui: estadoliquido.pt / Esporão 4 Castas Reserva 2012