quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Paulo Laureano Vinhas Velhas Tinto 2013 - Vinho de autor

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , 1 comment

Paulo Laureano é um dos mais conceituados enólogos portugueses e uma referência dos vinhos no Alentejo.
Agrónomo, enólogo formado entre Portugal, Austrália e Espanha, depois de ensinar na Universidade de Évora durante 10 anos, resolveu dedicar-se, em exclusivo, aquilo que o move desde 2003, desenhar vinhos. Sobretudo na empresa que criou com a família em 1999 e que foi assumindo uma importância cada vez maior na sua vida.

Paulo Laureano define-se como um enólogo minimalista. Para ele desenhar vinhos é uma paixão, desvendar os seus aromas e sabores, avaliar e optimizar as razões da sua identidade e personalidade, promovendo-os como verdadeiras fontes de prazer, são os pontos-chave da sua filosofia.

A sua aposta exclusiva nas castas portuguesas, traduz a sua maneira de estar, encarando o vinho como factor de cultura e civilização.

Paulo Laureano Vinhas Velhas Tinto 2013

Castas
Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet. 

Enólogo
Paulo Laureano. 

Vinificação
Após colheita, submetidos a uma temperatura de 10ºC, os cachos são desengaçados e esmagados. Fermentam em depósitos de inox tronco cónicos. 

Estágio
Após a fermentação malolática, o estágio decorre em barricas novas de carvalho Francês até ao engarrafamento. 13%Vol.

Notas de Prova
Aroma complexo de fruta madura, notas de ameixa em compota e frutos silvestres mesclados com tosta de madeira a onde estagiou. Sabor macio, acidez bem equilibrada, longa percepção da fruta. Final de boca prolongado com notas de elegância.

1 comentário: