quarta-feira, 11 de março de 2015

Cortes de Cima 2013 é o melhor branco do mundo

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

_
O vinho alentejano Cortes de Cima 2013 foi considerado o melhor branco do mundo no concurso internacional Vinalies Internationales.

O vinho foi distinguido num concurso disputado entre brancos de 40 países e obteve a mais alta pontuação absoluta dada pelo júri a um vinho no concurso de 2015, que avaliou mais de 3500 vinhos diferentes, avança a empresa em comunicado.

A vinha do Cortes de Cima foi plantada por Carrie e Hans Jorgensen em plena costa alentejana, região mais conhecida pelos vinhos tintos.

Veja mais vinhos Cortes de Cima aqui!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Jinzu. Um gin com um toque de Sake

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments




--
Jinzu, um Gin com um toque de Sake. Jinzu é um bebida top-premiada que mistura sake e gin, criado pelo bartender britânico Dee Davies. "É suave e cremoso e ligeiramente doce", afirma o criador, que se inspirou na sua terra Natal, Bristol e no seu amor pelo Japão.

Este gin é conhecido pelo seu sabor e cremosidade. As plantas usadas na sua destilação são de origem japonesa, como flor de cerejeira e yuzu limão - uma fruta cítrica com sabor a laranja e tangerina e que serviu de inspiração ao nome "Jinzu". A recomendação do criador: 50 ml Jinzu, 10 ml Vermute seco, 5 ml Umeshu (licor Janponês).


quarta-feira, 4 de março de 2015

Essência de Vinhos: O top 10 é...

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , , No comments



JMF Moscatel Superior 1911 (José Maria da Fonseca, Península de Setúbal), entre os vinhos generosos, Quinta dos Carvalhais Branco Especial  e Menino António Alicante Bouschet 2012 (Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo) são os grandes destaques de nova edição da prova “TOP 10 Vinhos Portugueses”, promovida no âmbito do ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO, que decorreu até domingo, 1 de Março.
O “top” é constituído pelo vinho generoso que obteve a pontuação mais elevada, pelo vinho branco que igualmente mais se destacou e também pelos 8 vinhos tintos que obtiveram melhor classificação. Além dos três vinhos anteriormente mencionados, o top fica completo com os restantes vinhos tintos: Malhadinha 2012 (2º lugar, Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo); Quinta do Vale D. Maria Vinha do Rio 2012 (3º, Lemos & Van Zeller, Douro); Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco 2010 (4º, Luis Pato, Bairrada); Terrenus Reserva Vinhas Velhas 2011 (5º, Rui Reguinga, Regional Alentejano); Procura 2012 (6º, Susana Esteban, Regional Alentejano); Antónia Adelaide Ferreira 2010 (7º, Sogrape Vinhos, Douro) e Dona Maria Reserva 2009 (8º, Júlio Bastos, Alentejo).

Na manhã de 26 de fevereiro, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, um conceituado painel internacional de jurados provou e avaliou, em prova cega, um total de 56 vinhos portugueses - brancos, tintos e generosos - , pré-selecionados pelo painel de provas da revista WINE. O único “Master of Wine” (principal título que um especialista em vinhos pode almejar) de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, a “Master of Wine” britânica Joanna Locke, o editor de vinhos da famosa revista francesa “Gault Millau”, Eric Riewer, e o mais experiente crítico de vinhos espanhol, José Peñín, formaram o júri de elementos oriundos de países como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Suécia, Dinamarca, Polónia, Brasil e, claro, Portugal.
TOP 10 VINHOS PORTUGUESES / PORTUGUESE WINES
1º vinho fortificado / fortified wine / JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911, José Maria da Fonseca, Península de Setúbal
1º vinho branco / white wine / Quinta dos Carvalhais Branco Especial, Sogrape Vinhos, Dão

1º vinho tinto / red wine / Menino António Alicante Bouschet 2012, Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano

2º vinho tinto / red wine / Malhadinha 2012, Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo

3º vinho tinto / red wine / Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio 2012, Lemos & Van Zeller, Douro

4º vinho tinto / red wine / Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco 2010, Luis Pato, Bairrada

5º vinho tinto / red wine / Terrenus Reserva Vinhas Velhas 2011, Rui Reguinga, Regional Alentejano
6º vinho tinto / red wine / Procura 2012, Susana Esteban, Regional Alentejano

7º vinho tinto / red wine / Antónia Adelaide Ferreira 2010, Sogrape Vinhos, Douro

8º vinho tinto / red wine / Dona Maria Reserva 2009, Júlio Bastos, Alentejo
Fonte: Essência do Vinho