sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Preta Tinto 2008

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments


É no Alentejo, situado entre as águas frias do Oceano Atlântico e do interior árido do sul de Espanha. A combinação de três mil horas de sol por ano, baixa precipitação no Verão e noites frias garantem que as uvas amadurecem totalmente e permitem produzir vinhos com um carácter distinto e expressar o calor e sabores do sul.

Uma das referências, é este vinho ícone, produzido apenas com uvas de máxima qualidade. 

Na prova apresenta uma bonita cor violeta escuro concentrado. Nariz quente, concentrado e intenso, notas de amoras e mirtilos esmagados, com toque floral e aroma subtil de amêndoas tostadas da barrica. Na boca o ataque é cheio, no meio de prova é encorpado com taninos firmes e muito maduros. Possui uma boa acidez e o final de boca prolonga-se indefinidamente.

Memorável a acompanhar pratos com notas de torrefacção, como assados no forno de carnes vermelhas ou caça, e também combinações de carne com compotas de frutos pretos. Combina ainda de forma fantástica com queijo desde o cremoso “Azeitão” a um tradicional “ Roquefort”.

Saber mais: estadoliquido.pt / Preta Tinto 2008

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Quinta da Romaneira Syrah 2012

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

As vinhas da Romaneira estendem-se por cerca de 86 hectares, plantados, sobretudo, com castas nobres do Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Existe ainda uma pequena porção de uvas brancas (Gouveio, Malvasia Fina e Viosinho) e alguns hectares experimentais de castas "exóticas", como Syrah e Petit Verdot, que começam a apresentar vinhos tintos com resultados extremamente promissores.
E um dos resultados mais promissores é exatamente este Quinta da Romaneira Syrah da colheita de 2012.

Depois da vindima, que começou uma semana mais tarde que o normal e embora 2012 fosse um ano de baixa pluviosidade, as uvas estavam perfeitas, com bagos pequenos, mais cheios e em excelentes condições sanitárias, estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês.

Na prova somos agradavelmente presenteados com frutos vermelhos exuberantes e suculentos, com uma agradável frescura e equilíbrio. Algumas notas de especiarias e alcaçuz. Madeira bem integrada, taninos finos, final longo e persistente.

António Agrellos (enólogo) proporcionou-nos um excelente Syrah...


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cedro do Noval Tinto 2011

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments


Para descrever a Quinta do Noval, somos obrigados a citar Christian Seely: "...Um lugar mágico, um lugar histórico. Um pedaço de terra capaz de produzir vinhos que se encontram entre os melhores do mundo. Os vinhos da Quinta do Noval exprimem a grandeza deste «terroir», desta paisagem majestosa. Evocam também os séculos de história necessários para que estes vinhos maravilhosos possam existir...".

A Prova
O Cedro do Noval Tinto 2011 é uma expressão autentica do "terroir" da Noval. Tem o verdadeiro carácter da Região com frutos vermelhos, especiarias e o enorme charme dos aromas selvagens da Região. O Cedro do Noval é particularmente agradável durante a refeição, com uma entrada ou com um prato de carne, ou ainda por si só, em qualquer ocasião. Está pronto a ser consumido.

Saber mais: estadoliquido.pt / Cedro do Noval Tinto 2011