sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Um vinho assustador para o Halloween

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

Qual o vinho ideal para o Halloween? 
Preferencialmente, deve ser um vinho com uma cor densa e muito carregada, o nariz deve mostrar complexidade, sobressaindo os frutos silvestres bem maduros, alguma compota e um leve mas elegante toque abaunilhado, na boca deve ser um vinho encorpado e volumoso. Tem de ter obrigatoriamente um final longo e agradavelmente persistente. 

Mas, como se faz um vinho assim?
É obrigatório a vindima ser manual durante o ciclo de maior influência pela lua no transporte da seiva. A fermentação tem se ser em lagares com maceração prolongada e o estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês é imprescindível.

E, que vinho corresponde a todos estes exigentes requisitos?
Descubra aqui o vinho assustadoramente bom: estadoliquido.pt / O Vinho do Halloween


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Notas de Prova - Paulo Laureano Bacalhau Escolha Tinto 2013

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

Qual será o vinho recomendado para acompanhar bacalhau, tendo em conta que há tantas receitas diferentes? Foi a premissa que lançou o desafio de criar um vinho perfeito para acompanhar este prato tão típico português. 

Há vários anos que se tentava encontrar uma resposta simples para esta questão, pelo que Paulo Laureano sugeriu que se fizessem testes para se identificarem sabores e talvez encontrar a fórmula ideal. 

Depois de oito receitas de bacalhau preparadas pela equipa do chef Vítor Sobral, dois dias intensos de provas por parte de gastrónomos, cozinheiros, escanções e jornalistas, chegou-se ao resultado final.


Notas de prova do vinho Paulo Laureano Bacalhau Escolha Tinto 2013 
Este tinto vai ficar melhor à medida que os sabores no prato vão aumentado, à medida que há mais gordura, a qual vai ser cortada pelos taninos. Por gordura entenda-se o fio de azeite que se acrescenta à posta de peixe ou as natas adicionadas. É, a maridagem perfeita.

Antecipe-se às filas de espera e encomende já em: estadoliquido.pt / Paulo Laureano Bacalhau Escolha Tinto 2013

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Vale da Capucha Tinto 2011 em prova

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

A história de Pedro Marques é conhecida entre os jovens enólogos portugueses. Apesar de ser a quinta geração da sua família a fazer vinho, é o primeiro a ter estudado enologia. É também o primeiro a quebrar com a tradição da região, de focar mais na quantidade do que na qualidade. Nos dias de hoje, os vinhos que vêm exclusivamente da propriedade de 13 hectares da sua família, Quinta de S. José em Carvalhal, Torres Vedras, Lisboa, são rotulados Vale da Capucha. Marques fez os seus primeiros vinhos Vale da Capucha em 2009. 

Vale da Capucha Tinto 2011 em prova
A Touriga dá uma elevação floral – violetas – ao nariz, que se mantêm num palato “ameixoado”, bem emoldurado por taninos maduros mas presentes e acidez fresca. Carvalho apetitoso dá uma nota fumada, de charcutaria, ao final. A pedir e a merecer a prova...

Encomendas online em: estadoliquido.pt / Vale da Capucha Tinto

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Quinta da Pacheca Tinto

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

A Quinta da Pacheca
Situado no coração do Douro, numa propriedade de 36 hectares recheada de vinhas que se estende até ao rio.

Quinta da Pacheca, uma das mais conhecidas propriedades do Douro, destaca-se pelo facto de ter sido das primeiras a engarrafar vinhos com sua própria marca. É num documento datado de 17 de Abril de 1738, que pela primeira vez se faz referência à Quinta chamada "da Pacheca" por ser sua proprietária D. Mariana Pacheco Pereira. 

Mas foi só em 1903 que D. José Freire de Serpa Pimentel decidiu desenvolver o seu crescente interesse pela enologia, comprando a propriedade com o objectivo de se dedicar à produção vitivinícola. Hoje, um século passado, a nova geração dos Serpa Pimentel assume a gestão da Quinta: Maria, Catarina e José são os jovens rostos desta empresa de cariz vincadamente familiar.

Um dos vinhos que nos chega, é o Quinta da Pacheca Tinto - Colheita de 2013
A Prova
Um vinho que apresenta uma cor vermelha intensa e um nariz rico em notas florais, frutos negros e delicadas sugestões de especiarias acompanhadas por um leve toque de chocolate e alguma barrica, na boca é um vinho denso, estruturado e complexo, onde os taninos se revelam polidos e o paladar denota fruta vermelha madura e evidentes nuances especiadas, o final de boca tem um comprimento agradável e uma persistência média/alta.

Evite os tempos de espera e encomende de forma rápida, simples e segura em: 
www.estadoliquido.pt / Vinho Quinta da Pacheca Tinto 2013 
pelo email: online@estadoliquido.pt 
ou por telefone (7 dias por semana) 918 022 529

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CARM Reserva Tinto 2013

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

Nas nossas quintas no Douro Superior, em redor de Almendra, somos viticultores desde o final do Séc. XIX. Actualmente, a nossa vinha mais antiga foi plantada em 1966, desde aí não parámos de plantar e melhorar a selecção de clones de castas tradicionais e introduzimos o modo de produção biológico em quase todas as quintas. Com a construção da nossa adega em 2004, onde a mais moderna tecnologia se encontra com lagares para fermentar as nossas melhores uvas, produzimos, estagiamos e engarrafamos vinhos que são o fruto da nossa paixão pela terra e do nosso respeito pela natureza, que cheiram e sabem à nossa terra, ao xisto, à esteva, às flores e frutos do campo. (Rui Roboredo Madeira)

CARM Reserva Tinto 2013 à Prova
Vermelho opaco de grande intensidade aromática, muito fresco e complexo. Aromas vibrantes de frutos silvestres, notas florais e "liquorice". Na boca é encorpado, fresco, frutado com final muito longo. Um vinho que nos dá segurança de uma prova magnifica e que irá perdurar na memória.

Não hesite, encomende já online aos melhores preços em: estadoliquido.pt / CARM Reserva - Melhor Preço  

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Sugestão - Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN No comments

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém está de volta à Casa do Campino para a sua 36ª edição e promete um regresso às origens do Festival fazendo a ponte com que há de mais contemporâneo na gastronomia e restauração e apresentando o melhor da gastronomia Portuguesa em produtos, temperos e vinhos não descurando a doçaria.  Ao longo dos 12 dias (21 de Outubro a 1 de Novembro) os visitantes podem desfrutar da oferta exclusiva da restauração com uma mostra de Norte a Sul do País. 

Provas Enogastronómicas, Cursos de Vinhos, Workshop de Tecnologia Alimentar, Seminário das Artes da Mesa, Provas de Vinho comentadas, Artesanato e Produtores, entre muitos outras atrações. 

Contatos do festival
+351 243 300 900
+351 243 300 901
geral@viversantarem.pt

Vallado Tinto 2014

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situa-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro, mesmo junto à foz, perto da localidade de Peso da Régua. 

Vallado Tinto 2014 é um vinho que apresenta uma bonita e atrativa cor. No aroma somos surpreendidos pela sua concentração, onde sobressaem os maravilhosos frutos vermelhos maduros muito vem integrados com esteva e violeta. 


O inesquecível sabor, presenteia-nos com uma boa estrutura, carnudo com taninos redondos e um fantástico final bem persistente.


Compre online ao melhor preço: estadoliquido.pt / Vallado Tinto 2014 

Vinho para acompanhar pratos de caça

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments


Numa altura em que caçadores de todo o país, procuram a sua sorte na caça, surge também sempre a dúvida sobre qual o vinho que devem escolher. Pratos de caça têm um sabor intenso, que requer vinhos fortes para estarem à altura. 

Entre muitas sugestões, hoje recomendamos este Quinta do Perdigão Touriga Nacional 2008. Nasce de uma produção familiar em apenas 7 hectares de vinha amiga do ambiente. 

Um vinho para acompanhar pratos elegantes de caça.

Cor ruby, perfume complexo de violeta, chá, bergamota, maracujá, groselha e mirtilo, com sopros frescos do bosque, notas balsâmicas, aroma de café, tabaco e chocolate. O sabor elegante e pleno de frescura, com taninos sedosos, bouquet grande e esplendoroso, é memorável. 

Compre já online: estadoliquido.pt / Quinta do Perdigão Touriga Nacional 2009 


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pelludo da Pellada Tinto 2013

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

Álvaro de Castro é Eng.º civil e herdou esta propriedade em 1980, dedicando-se exclusivamente a ela, restabeleceu a tradição familiar na produção de vinho, quebrada há duas gerações.

Levando a peito as suas referências de juventude e recordando os vinhos produzidos pelo Eng.º Vilhena do centro de estudos de Nelas. O seu primeiro vinho aparece então com a vindima de 1989. 
Uma das agradáveis surpresas que nos chega, é este Pelludo da Pellada Tinto 2013, um vinho com carácter e tipicidade. 

Pelludo é um vinho sem artifício, que restitui a espontaneidade do dão, tal como o burro peludo da quinta da pellada, chamado carriço. 


Um vinho simplesmente bom, diferente, autêntico. 

Quinta do Zambujeiro

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

Na Quinta do Zambujeiro, localizada a cerca de 170km a sudeste de Lisboa, no Alentejo, é utilizado um mix de práticas convencionais e biológicas. Não utilizam herbicidas e protegem os solos com culturas naturais durante o inverno. O objetivo é preservar e proteger a beleza natural e o terroir. A base dos vinhos é a vinha. Os colaboradores da empresa tomam conta das vinhas com um cuidado extremo, garantido a máxima qualidade.
Na Quinta acreditam piamente que só vinhas com baixas produções podem produzir vinhos com elevadas concentrações de aromas e sabor por forma a terem uma longa vida na garrafa. Fazem uma redução na produção das vinhas, sendo a média vindimada de 23hl hectare.

Um dos espantosos vinhos, é o Terra do Zambujeiro 2010.
Este vinho sumptuoso de cor vermelha escura, oferece um aroma intenso de groselhas pretas, flores e notas de raspas de laranja seca. É rico e cremoso, tem um extrato da fruta suculenta e doce, taninos sólidos mas suaves, equilibrado com acidez fresca. Final longo e duradouro com fruta intensa.

Um vinho para beber agora ou guardar até 2020.

Saber mais: estadoliquido.pt/ Terra do Zambujeiro



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Barca Velha 2008 - Já se deu à prova

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments


A Casa Ferreirinha já deu a provar a 18ª colheita de Barca Velha, obtida a partir da vindima de 2008.

O emblemático vinho da Casa Ferreirinha nasceu há cerca de 60 anos. A primeira colheita batizada de Barca Velha remonta a 1952 e nos últimos 50 anos, este vinho conheceu apenas 18 colheitas. 

O Barca Velha 2008 tem uma cor rubi de boa profundidade e um aroma intenso de excelente complexidade, com saliência para os frutos vermelhos vivos e especiarias como pimenta e cravinho. Revela também aroma balsâmico e a cedro, bem como resina e caixa de tabaco. Sentem-se notas de espargos e alcachofras, e algum sous-bois. 

A madeira de excelente qualidade apresenta-se em boa harmonia com o conjunto de aromas. Na boca mostra um excelente volume, acidez viva e taninos intensos, revelando notas de frutos vermelhos, pimenta, cravinho e gengibre. O seu final é extraordinariamente longo, elegante e harmonioso. 

A vindima decorreu no Douro Superior a partir do final do mês de Agosto. 

Como nota final, saiba que do Casa Ferreirinha Barca Velha 2008 existem 18.000 garrafas numeradas que chegarão ao mercado no próximo mês.


Monte da Peceguina Tinto 2014 vs 2015

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , , No comments

A Adega da Malhadinha reúne condições únicas, favoráveis à criação de vinhos distintos e de elevada qualidade. Situada a escassos metros da vinha, a adega aproveita a inclinação do terreno, permitindo que todo o processo de vinificação se faça por gravidade.

Um dos únicos e distintos vinhos que nos chegam é o Monte da Peceguina Tinto. A colheita de 2015, resulta de um muito bem conseguido blend das castas Touriga Nacional, Syrah, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Como é natural, as uvas foram colhidas à mão.

Na prova, apresenta uma cor vermelha com laivos violetas. Notas de fruta vermelha fresca e algum floral sobressaem num fundo especiado e tostado. Boa presença na boca sem pesar demasiado.

Em relação à colheita anterior, ganhou mais presença nos aromas e no final de boca. Um excelente vinho para levar à mesa desde já.

Conheça este e outros vinhos Alentejanos, encomende já e receba na morada pretendida com toda a segurança e rapidez: estadoliquido.pt / Vinhos Tintos Alentejanos

Bafarela Reserva Tinto 2014

BY Estado Liquido - Wines & Spirits IN , No comments

A família Brites Aguiar tem origem e residência desde sempre na Região Demarcada do Douro e a atividade praticada é a contínua ligação à terra; a agricultura. Na pequena aldeia de Várzea de Trevões do concelho de S. João da Pesqueira localiza-se a residência e casa agrícola da família. 

A geração no ativo, Lúcia, Paulo e Tomi, têm na sua retaguarda os progenitores: Maria Fernanda Costa Brites e Manuel António Pacheco Aguiar. A geração mais recente, Inês, Mariana, e Mané completam e são a continuidade da prole da família Brites Aguiar. 

Um dos fantásticos vinhos que nos chega desta casa é este Bafarela Reserva Tinto que passou por cubas de inox onde ocorreu a fermentação maloláctica para depois passar directamente para cascos de 500 litros de carvalho francês de primeira, segunda e terceira utilização, onde estagiou por um período de 10 meses, que depois deram origem a 46.666 garrafas.

Na prova, apresenta-se com uma bela cor vermelha ligeiramente violeta. Os aromas, intensos, são dominados por frutos vermelhos, notas florais (violeta) e especiarias. Intenso e de perfil bem característico, é um vinho persistente, com um final fresco e longo.

Conheça melhor este surpreendente vinho em: estadoliquido.pt/ Vinho Bafarela Reserva Tinto 2014